sábado, 11 de junho de 2016

Cheguei ao Peru! (7ºdia)

Acordei às 4 h e não consegui mais dormir. Fiz hora, arrumei a bagagem e fui tomar café em uma padaria, pois o hotel não o oferecia. Depois de amarrar tudo na moto, parti às 7:15 h de Senador Guiomard em direção a Assis Brasil, fronteira com o Peru. Alguns quilômetros adiante fui parado pela Polícia Rodoviária Estadual em uma rodovia federal (BR-317 - Estrada do Pacífico). Um pouco estranho, examinaram meus documentos, fizeram algumas perguntas e fui liberado para seguir viagem.
                                 Às vezes o asfalto desaparece!

A estrada não está boa, apresenta buracos e até trechos sem asfalto. Depois de rodar pouco mais de 200 km, cheguei a Brasiléia, e decidi entrar na cidade para rever o Carlinhos, que na nossa viagem a Machu Pichu de 2007 consertou a moto do Thiago num domingo, ajudando-nos quando realmente precisamos. Ele foi um anjo salvador!
Fiquei emocionado ao adentrar a cidade de Brasiléia. e mais ainda ao encontrar o Carlinhos, que já está no seu segundo mandato de vereador e sairá candidato a vice-prefeito. Ele se lembrava de nós, da moto e até dos detalhes daquele dois dias angustiantes para nós. Tiramos fotos juntos, conversamos e troquei o óleo da moto. Fiquei muito feliz ao reencontrá-lo!
                                  Com Carlinhos do Pelado, em Brasiléia - grande reencontro!

Troca do óleo

Mais 110 km e cheguei a Assis Brasil, cidade fronteiriça com o Peru. Enquanto almoçava, conheci um grupo de motoqueiros que iriam para o Peru através de uma agência, com motos alugadas, guia e carro de apoio. Conversamos, e resolvi seguir junto com eles, porém preocupado em parecer um intruso no grupo.
Perdemos muito tempo com a burocracia peruana de fronteira, cerca de 3 horas, e aproveitamos para ir conversando, contando nossos causos! Fomos liberados às 16 h para ingressar com as motos no Peru, e tocamos em direção a Puerto Maldonado, situada a 242 km da fronteira. A estrada é um tapete, nenhum buraco, porém com muitos animais na pista e incontáveis quebra-molas nas áreas urbanas que atravessa.

Aduana peruana

Ivan, GE, Fernando, André, Carlos e Marcelo

Motos na aduana peruana

Anoiteceu, mas não havia onde e como parar, chegamos em Puerto Maldonado às 19 h, após uma pilotagem tensa durante uma hora e meia à noite,  com muitos perigos na pista.
Hospedei-me no mesmo hotel que eles e jantamos juntos. Amanhã partiremos cedo para Cuzco, quando cruzaremos a cordilheira dos Andes.
Os novos amigos são Carlos (GS 800), Ivan (Transalp) e Marcelo (GS 800). Há também os dois representantes da empresa, Fernando e André, todos gente muito boa, que me acolheram no grupo.