segunda-feira, 20 de junho de 2016

Alto Araguaia (MT) a Planura (MG) - 16º dia


                                  Saindo de Alto Araguaia (MT)

A mudança do horário me atrapalhou, e acabei saindo bastante tarde, às 9:40 h, pois ainda estava sintonizado no horário do centro-oeste.
A menos de 400 m do hotel cruzei o rio Araguaia e entrei no estado de Goiás, com temperatura de 18ºC, que logo aumentaria para 31ºC e se manteria assim todo o dia. O caminho normal seria passar por Mineiros, Jataí, Rio Verde e Itumbiara, todas cidades de Goiás, mas peguei um caminho alternativo que se mostrou uma decisão acertadissima: circulei o dia todo por estradas boas, agradáveis e vazias, mais pareciam estradas vicinais, apresar de serem rodovias federais (BR-364 e BR-365). O caminho percorrido foi o seguinte: em Jataí, entrei para Aparecida do Rio Doce, passando em seguida por Cachoeira Alta e São Simão. Entrei no estado de Minas Gerais, passando em seguida por Santa Vitória e Ituiutaba.
No cruzamento da BR-365 e BR-153 (Transbrasiliana), conhecido como "Trevão", entrei na BR 153, sentido Sul, passando por Prata e Frutal, ambas em Minas Gerais. A BR-153 é operada por concessionária (Triunfo-Concebra), e sofreu diversas melhorias para poder receber o grande volume de veículos que por ela trafegam. Está bem sinalizada, possui diversos pontos de ultrapassagem (3ª faixa) e o asfalto é de boa qualidade. Melhorou bastante, embora com pista simples, sem duplicação.
Já no final da tarde, parei para pernoitar em Planura (MG), na divisa com São Paulo, uma pequena cidade com um  hotel bem razoável para descansar. Atravessando a divisa, a primeira cidade de São Paulo é Colômbia (!!).

                                  Anoitecendo

                                  Chegando em Planura, divisa MG/SP

                                           Hotel em Planura (MG)

Apesar de haver saído bem mais tarde que ontem, rodei 736 km, sem pressa e por estradas boas e vazias. Saí de MT, cruzei GO, atravessei MG no triângulo mineiro e parei quase em SP. E vamos indo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário