segunda-feira, 13 de junho de 2016

Vencendo as cordilheiras: Cuzco

12 de junho  de 1952 - domingo (8º dia)

Saímos às 7:30 h de Puerto Maldonado. Aceleramos bem até Santa Rosa, em asfalto perfeito em meio à selva peruana, com boa velocidade, pois o trecho é quase todo reto e plano, apenas com muitos quebra-molas. A travessia das pequenas cidades é caótica, mas isto não diminuiu nosso ritmo.
Após Santa Rosa começa o trecho em subida e com muitas curvas. Passamos por San Lorenzo e Mazuco, parando em Quincemil para tomar um café. Aproveitamos e brindamos ao meu aniversário, com xícaras de um café local.

Um brinde em Quincemil

Após Quincemil, a subida torna-se mais acentuada e com curvas mais fechadas, até chegarmos a Marcapata, a 3.150 msnm. Queríamos almoçar em Marcapata, já eram 15 h, as as opções eram pavorosas e com péssimo aspecto, então optamos por comprar biscoitos e latas de sardinhas para enganar a fome. Fizemos uma "farofada" na plaza de Armas, a principal (e única!) da cidade.

Igreja de Marcapata, na plaza de Armas

Farofada em Marcapata, a mais de 3.000 msnm

Após Marcapata a subida é mais radical, as curvas mais fechadas e o ar vai ficando rarefeito, até atingirmos 4.725 m de altituda, quando a estradsa começa a  descer; passamos por Urcos e chegamos a Cuzco às 19:00h, em meio a um trânsito infernal. Demoramos um pouco a achar o hotel, mas tudo deu certo.

Pilotamos por 12 horas em grandes altitudes, todos chegamos muito cansados, com dor de cabeça e tontos devido à altitude.
Foi um dia intenso e cansativo, que exigiu muito de nós, mas chegamos felizes! O cenário é simplesmente maravilhoso, imponente e de uma beleza rústica incomparável.
Após um banho, saímos para jantar, quando elevamos mais um brinde ao meu aniversário passado na estrada, mais especificamente nas cordilheiras e sobre uma moto. Difícil ser melhor!
Feliz 12 de junho! Benvindos a Cuzco!

13 de junho de 2016 - Segunda feira

Pela primeira vez senti a altitude: acordei às 4:00 h com uma tremenda dor de cabeça e meio zonzo. Tomei analgésico, mas custei a conseguir dormir novamente, tamanha a dor de cabeça. Pela manhã já estava melhor.
O dia de hoje foi dedicado ao roteiro turístico básico de Cuzco: Coricancha, Saqsaywaman, Puca Pucará, Qenko e algumas andanças pela cidade, terminando com um café na plaza de Armas, em frente à imponente Catedral.

Puca Pucara

Saqsaywaman

Carlos, André, Marcelo, GE, Ivan e Fernando

Plaza de Armas de Cuzco: Marcelo, Carlos, Fernando, GE e Ivan.