terça-feira, 14 de junho de 2016

Alone again... em Cusco (10º dia)

Hoje pela manhã meus amigos foram a Machu Pichu. Eu não quis ir, pois além de já haver visitado 2 vezes a cidade sagrada dos Incas, o trem não parte mais de Cusco, o que tirou toda a graça, o charme e a atmosfera romântica e aventureira do percurso. A subida do trem para "escalar" as montanhas que circundam Cusco era algo pitoresco e característico, e mesmo a viagem de 4 horas margeando o rio Urubamba já faziam parte da história das viagens a Machu Pichu. Eles foram de carro até Ollantaytambo, de onde agora sai o trem. Uma pena!
Eu já havia me decidido a abortar a viagem até o Equador, por diversas razões que não cabem discorrer, mas a principal delas é a grande distância que iria percorrer sozinho dentro do Peru até chegar à fronteira com o Equador, o país de destino final. Provavelmente iniciarei o retorno amanhã, cruzando de volta, e desta vez sozinho, as grandes altitudes e baixas temperaturas da Cordilheira dos Andes. Um desafio, que exige o acompanhamento constante dos meus anjos da guarda!
A companhia de Carlos, Ivan, Marcelo, André e Fernando foi impagável, eles me aceitaram em seu grupo e foram parceiros de todas as horas. Foram companheiros excelentes, com quem tive o prazer de dividir alguns dias e muitos momentos inesquecíveis desta viagem. A eles, meus agradecimentos por terem sido amigos e companheiros!

                                 Ivan, GE, Carlos, Fernando, André e Marcelo - Muchas gracias!

Estou ainda bastante atordoado pela altitude, é primeira vez que isto me acontece, mas amanhã terei que estar pronto e ativo para começar a enfrentar o caminho de volta, principalmente o grande desafio de cruzar as cordilheira. Pretendo sair cedo, pois serão 10 horas até Puerto Maldonado.
Passei o dia andando pelas ruas de Cuzco, explorando os diversos cantos do centro histórico da cidade, coisa que gosto de fazer. A vontade é fotografar tudo que se vê, para qualquer lado que se vá ou que se olhe, há sempre um prédio histórico, uma igreja ou simplesmente o casario antigo. Como eu sempre digo, é uma cidade única, diferente, cheia de turistas de todas as partes do mundo.
Fui até a estação de San Pedro, de onde saía o trem para Machu Pichu; ainda existe o trem, que parte diariamente às 7:00 h, mas é só para os habitantes locais, é proibido o ingresso de turistas. O serviço para turistas em Cuzco foi desativado há 5 anos, e não voltará mais, segundo informações que obtive na estação.
Fui também ao mercado municipal, um local imperdível para quem gosta de conhecer a cultura do lugar e até fazer algumas compras. Há de tudo: comida, frutas, legumes, verduras, carnes, roupas, calçados, bugigangas diversas e o que mais se imaginar. Tomei uma salada frutas com sorvete, muito boa! Almoçar, já é um risco bem maior!
Seguem algumas fotos:





                                Igreja San Francisco

                                  Arco de Santa Clara

                                 Igreja de San Pedro

                                          Mercado Municipal
       
                                           Estação San Pedro, de onde partia o trem a Machu Pichu

                                           Interior do mercado municipal





                                   Igreja de San Blás

                                Plaza de Armas ao anoitecer
                             
                                      Catedral vista da janela de um café

                                  Companhia de Jesus

                                 No alto, igreja de San Cristoban


2 comentários: