sábado, 9 de junho de 2018

Argentina 2018 II Noroeste - Foz do Iguaçu a Machagai (Chaco)

Fazia 10 graus de temperatura quando levantei em Foz. Coloquei algumas coisas na moto antes de tomar café e chegaram 3 ônibus de turismo no hotel, com passageiros vorazes, que viajaram toda a noite e foram tomar café. Conclusão:  o enorme salão do café da manhã, que estava vazio e tranquilo foi invadido por mais de 120 pessoas ao mesmo tempo, o que me atrasou a partida, pois foi difícil servir-me no meio de toda aquela gente. Eram ônibus que vinham do Paraguai, mas as pessoas, diga-se de passagem, eram  educadas, o que atenuou o problema.
Consegui sair do hotel às 8:15 h, com temperatura de 12 graus. Parei em um posto, abasteci a moto e segui para a fronteira. Às 8:50 h já rodava em terras argentinas, ingressando na ruta 12. Ah, a ruta 12... esse seu trecho inicial, de 300 km até Posadas, é uma delícia de ser percorrido!
O céu apresentava algumas nuvens que foram se dissipando à medida que me afastava da fronteira com o Brasil. Apenas uma parada para abastecimento em Puerto Rico e voltei à estrada. Os brasileiros reclamam de barriga cheia, pois a gasolina é mais cara que no Brasil (R$ 6 o litro), e o país encontra-se em situação mais delicada que a nossa. Nem por isso se pára o país, prejudicando toda a população e todos os setores.
Abastecimento em Puerto Rico
Ruta 12

Só fui parar novamente em Ituzaingó, após Posadas, às 14 h, para fazer uma refeição leve e abastecer novamente. Continuei na ruta 12, que já não é mais tão interessante quanto seu primeiro trecho. A partir de Posadas a estrada é reta e plana, com pouca vegetação ao redor, assemelhando-se ao Chaco, apesar de estarmos na província de Corrientes.
                                                            Ruta 12 

Grandes retas na ruta 12
A travessia da cidade de Corrientes é sempre caótica e lenta. São 12 km da ruta 12
 cruzando a cidade, mas motos não podem circular na pista central, então temos que andar junto aos ônibus, aos veículos que transitam localmente e às centenas de motos ziguezagueando em nossa frente. Há mais de 30 semáforos fora de sincronismo, um horror. Leva-se quase 40 min para percorrer os 12 km!
Cruzei a ponte Gral. Belgrano sobre o rio Paraná e ingressei na província do Chaco.
Já estava escurecendo e minha meta era rodar mais 160 km, até Quitilipi, onde pernoitaria.
Entrei na ruta 16 e tentei andar o máximo possível antes da noite cair, mas não houve jeito, eu já havia rodado 100 km e escureceu.
Parei para abastecer e comer um sanduíche em um posto em Presidencia de la Plaza. Estava degustando meu sanduíche de presunto cru e queijo, quando um senhor distinto perguntou-me se eu viajava só. Respondi que sim, e ele perguntou-me se eu poderia conversar com ele, ao que respondi afirmativamente. Ficamos conversando por 45 min, antes sobre motos e viagens, depois sobre assuntos gerais, economia e política e até sobre asfalto e pavimentação, foi uma ótima conversa, eu teria ficado mais tempo se não tivesse que seguir em frente e ainda conseguir acomodação. Ele se chama Raul, tem a mesma idade que eu e também tem 4 filhos, mas o que me impressionou foi a educação e a cultura de uma pessoa que vive em uma província pobre como o Chaco. Indicou-me um hotel simples em Machagai, 22 km adiante.
                                  Lanche e boa conversa em Presidencia de la Plaza, à noite, ruta 16

                                   Abastecimento em Presidencia de la Plaza, na ruta 16

Novamente na estrada, noite escura, segui pela ruta 16 com os faróis da Triumph clareando o asfalto à frente. Parei para ver o hotel em Machagai e resolvi ficar por lá mesmo, pois já era noite e eu não queria rodar mais 20 km até Quitilipi e ainda arriscar, teria que encontrar uma vaga no único hotel da localidade.
Eram 8:15 h quando parei no hotel. Foram exatamente 12 horas viajando de moto e 765 km rodados hoje, incluindo as paradas. Média de 17,6 km/l no dia de hoje.
                                  Hotel em Machagal
Obs.: Através de contatos diários tenho notícias dos amigos Gomes e Adir. Estão fazendo uma viagem maravilhosa pelo sul do Brasil, percorrendo diversas serras. E sentindo frio!

Um comentário:

  1. Boa noite amigo, estou na sua garupa kkk boa viagem 👏🏻👏🏻🏍🏍🏍🏍👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir