quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

6º dia - Montevidéu - um dia de museus e cultura

O dia de hoje foi dedicado a andar pelas ruas e praças de Montevidéu e também a visitar diversos museus, coisa que gosto de fazer. Nas vezes anteriores em Montevidéu os museus acabavam sendo relegados a segundo plano, mas, desta vez, como eu houvera reservado mais tempo para que o Hélcio pudesse conhecer a cidade, sobrou-me tempo para as visitas, uma vez que ele não veio.
Com toda a calma, fui aos seguintes:
- Museu Pedagógico José Pedro Varela;
- Museu Histórico Nacional;
- Museu de Artes Decorativas;
- Museu Torres Garcia.
                                            Museu Pedagógico José Pedro Varela
                                                                                Museu Torres Garcia
                                                          Museu Histórico Nacional
                                                         Museu de Artes Decorativas
                                                        No interior do Museu de Artes Decorativas
                                       
Não vou discorrer sobre o que vi e aprendi nestes museus, mas fiquei muito bem impressionado com o museu pedagógico, que mostra a importância e a seriedade que os uruguaios sempre deram à educação, desde épocas remotas, nos anos 1800, após a proclamação da república. Foi um passeio pela educação e cultura do país. No Brasil, jamais poderíamos ter um museu deste tipo, porque a educação com seriedade como política de governo simplesmente não existe e nunca existiu.
Além dos museus, visitei diversas galerias de arte e antiquários, aliás, a quantidade de livrarias, bibliotecas, galerias e exposições existente na região central da cidade é impressionante, o que mostra a importância que o povo dá à cultura. Até exposição de fotos na rua, próximo ao Mercado do Porto, tive a oportunidade de ver.


                                          Mercado do Porto - vejam meu prato e chopp´, aguardando a carne!

Almocei no Mercado do Porto, um ponto turístico imperdível. Não é muito barato, mas vale. Andei bastante pela cidade, sentei em praças e fui até a rambla. Às 17 horas estava um sol muito forte, com gente tomando sol e banho de mar (ou rio?). Ventava forte, o que faz o sol queimar sem que sintamos.
                                Na rambla

Tentei ir ao Museu do Automóvel, mas o mesmo está fechado, só reabrirá no dia 26 de janeiro. Fiquei frustrado, pois irei embora no dia 25 de janeiro, e era um dos museus que eu fazia questão de visitar, pelo acervo de raridades. Ficará para a próxima vez, que, espero, não irá demorar!
O gostoso mesmo de Montevidéu é curtir suas ruas arborizadas, praças amplas e o conjunto arquitetônico.
                                           Livraria


                                          Igreja Matriz, atrás das árvores - Plaza Constitucion


                                          Curiosa mistura de brechó e antiquário

Tenho visto muitos prédios em construção, o que é uma preocupação, pois a cidade soube manter a população estável com uma quantidade ainda razoável de carros nas ruas. Não vejo com bons olhos o aumento no número de edifícios na região central, provavelmente dentro de alguns anos a cidade estará insuportável como as grandes cidades brasileiras, com quantidade de carros que não cabem nas ruas e gente saindo pelo ladrão. Tomara que eu esteja enganado! Montevidéu precisa de um metrô urgente, a quantidade de ônibus já é muito grande, mas este é o único transporte coletivo disponível. Ainda funciona, mas, até quando?

2 comentários:

  1. Olá Guilherme, lembra de mim? ex da Rosana, filha do velho Sampaio... navegando acabei me deparando com seu blog... muito legal... invejo você (no bom sentido) por poder estar aproveitando a aposentadoria... em breve serei eu... e por coincidência irei justamente morar em Montevidéu, onde você está agora... bom saber que que você está bem! Boa Viagem!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Heitor! Que surpresa legal! Você pretende vir motar por aqui? Adoro esta cidade, é incrível: calma, segura, clima bom e muito civilizada. Vamos nos encontrar para colocar os assuntos em dia! Você ainda anda de moto? O Lucas deve estar um homem!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir