segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

10º dia - Uruguaiana (RS) a Irani (SC)

Um dia de estradas. De estradas brasileiras, mal conservadas, sobrecarregadas de veículos, traçado ruim e outras mazelas. Conforme eu previra, estradas como as uruguaias, jamais!
O trecho entre Uruguaiana e Passo Fundo foi razoável, o volume de veículos estava dentro do normal, apesar do asfalto todo defeituoso, com muitos trilhos de rodas e exsudações.
A partir de Passo Fundo, foi o inferno brasileiro: caminhões demais, traçado sinuoso e um calor terrível, o sol castigando forte.

Entrei em São Miguel das Missões, que já conhecia, mas queria aproveitar a oportunidade e rever. Ao chegar às ruínas, o parque estava fechado, pois segunda feira é dia de manutenção. Consegui entrar e visitar, porém sem guia ou qualquer apoio. Estamos no Brasil...

                                Pórtico na estrada para São Miguel das Missões


                                          Ruínas jesuíticas de São Miguel

Por volta das 19:00 h achei que já era hora de parar por hoje.Estava em Concórdia (SC), e decidi pernoitar em Irani, a cidade seguinte, distante 36 km.  De repente armou uma tempestade, surgiram nuvens negras e a chuva caiu pesada, nos últimos 30 km do dia! O asfalto exsudado era um enorme perigo, a moto patinava e derrapava nas retas. Estava em uma região serrana, muito sinuosa, tive que seguir devagar com cautela máxima. Graças à proteção divina, percorri sem problemas os 30 km sob a chuva fazendo as curvas com muito cuidado para não entrar em um trilho de roda exsudado e ir ao chão.
Cheguei em Irani às 19:30 h e hospedei-me no único hotel da cidade, após 11 h de estrada e exatos 765 km rodados no dia de hoje, sob muito sol e calor, exceto os últimos 30 km. Para quem gosta de números e estatísticas, hoje foram 5 abastecimentos (já saí com o tanque cheio de Uruguaiana), cerca de R$ 120,00 gastos em combustível e a média de 17,85 km/litro.

                                                               Após a chuva, um arco-íris me aguardava em Irani!   

Um comentário:

  1. Grande Guilherme

    Que bom acompanhar o seu retorno nessa bela viagem, com passagem na minha terra natal. É sempre bom ver os amigos fazendo o que gostam.
    Tenho certeza que mantendo a máxima cautela e com os KMs de experiência tudo vai acontecer como o planejado, como já está.
    A tigresa esta radiante parece que nasceram um para o outro.

    Bom retorno ao Rio meu caro
    e

    Vamos viajando ... :-)

    ResponderExcluir