quinta-feira, 2 de março de 2017

Chile norte a sul - 5º dia - cruzando a cordilheira e chegando ao Chile

Como o café da manhã no hotel só era servido a partir das 7 h, às 6:30 h saí com a moto e fui até o posto para abastecê-la, para não perder tempo de viagem.
Conseguimos sair de Jujuy às 7:45 h, rumo a San Pedro de Atacama, no Chile. Seguimos devagar pela ruta 9 acompanhando a Quebrada de Humahuaca, aproveitando a temperatura agradável da manhã e a beleza do local. Em Purmamarca tomamos a ruta 52, que leva ao Chile através do Paso de Jama.
                                    Quebrada de Humahuaca


Subimos a imponente Cuesta de Lipán apreciando o incrível visual das montanhas ao redor, parando diversas vezes para apreciar as belezas do local e tirar fotos. Paramos também no salar Salinas Grandes, que estava coberto por uma fina camada de água, refletindo as montanhas ao redor e as nuvens, um gigantesco espelho natural!
                                 Cuesta de Lipán - Abra de Potrelillos

                                   Alto El Morado


                                  Salar Salinas Grandes


Continuamos em frente, com algumas paradas em pontos marcantes, até chegar em Susques, onde abastecemos. O restaurante do complexo  Pastos Chicos ainda não estava aberto, e decidimos seguir até o Paso de Jama, onde almoçamos um sanduíche, abastecemos a moto novamente e fizemos os trâmites de fronteira para ingresso no Chile. A aduana e a imigração ficaram muito confusas, perdemos um bom tempo por lá.
Finalmente liberados, tivemos a bagagem revistada e seguimos viagem.

                                  Salar e Laguna Altiplânica



                                            Paso de Jama - Abastecimento e lanche antes da aduana

Até o Paso de Jama a temperatura estava excelente, sempre entre 11 ºC e 13 ºC, mas começou a baixar até atingir 5 ºC, e com vento! Nuvens negras anunciavam chuva, mas o que chegou para nós foi uma chuva de granizo, que, ainda bem, durou pouco. Continuamos até San Pedro de Atacama, onde chegamos às 17:30 h, tendo rodado 470 km no dia de hoje em grandes altitudes e cercados de paisagens incríveis. Nem ouso mais descrever as belezas que vimos, convido os interessados a fazer o percurso e conferir pessoalmente!


                                  Vulcões encobertos - tempestade se aproximando

                                   Vicuñas nas lagunas altiplânicas


Havia chovido em San Pedro de Atacama, coisa rara, que não acontecia há mais de 5 anos!

Estamos bem instalados, vamos descansar e amanhã curtir o local! A distância percorrida hoje não foi muito grande, mas a viagem foi intensa, aproveitando cada maravilha que a natureza colocou  à nossa disposição. As altitudes foram grandes, passamos a maior parte do percurso acima dos 4.000 msnm. 

                                Nosso quarto na pousada em San Pedro - simples, charmoso, confortável e agradável

Um comentário: