Terça-feira, 7 de março de 2017
Após conversar bastante com o proprietário da loja vizinha ao hotel em Chillan, que possui uma Honda Sabre 750 há 20 anos, saímos às 9:30 h com temperatura de 13 ºC . Pegamos a estrada que leva a Concepcion, no litoral, sinuosa com aclives e declives, que cruza uma floresta de ciprestes durante toda a sua extensão de cerca de 130 km.
Estrada Chillan - Concepcion - boa e agradável
Rumamos para Lota, nossa intenção era conhecer a mina Chiflon del Diablo, a única mina do mundo sob o oceano Pacífico com ventilação natural.
Trata-se de uma mina de carvão que iniciou suas atividades em 1855 e foi desativada em 1997,
As pessoas que trabalham servindo de guias para os visitantes são antigos mineiros, em sua maioria filhos e netos de mineiros. Descemos 25 m em uma pequena gaiola e percorremos 500 m sob o oceano. É uma coisa impressionante e indescritível, consegui me sentir na posição dos mineiros que passaram suas vidas enfurnados naquele buraco para garantir sua sobrevivência. Se apagarmos a lanterna do capacete, a escuridão é total e absoluta, chega a ser aterrorizante, e, em nenhum momento se consegue ficar em pé, as galerias mais altas têm cerca de 1,40 m, e em algumas temos que andar agachados, a altura não supera os 80 cm. Há uma sessão, chamada comporta 12, onde trabalhavam meninos de 8 anos de idade. Desumano. porém impressionante!
Saindo da mina
Pulperia - as fichas recebidas como pagamento eram trocadas por comida
A partir de Lota andamos por diversas estradas secundárias. com muitas curvas. Entramos em Curanilahue para abastecer e aproveitamos para almoçar em um pequeno restaurante de comida caseira. pois já eram 14 h. Local simples. mas era o que havia. eu, que detesto aves, encarei metade de um frango assado!
Almoço em Curanilahue
Seguimos por estradas secundárias muito sinuosas e que não permitiam altas velocidades, porém eram ricas em vegetação a apresentavam alguns lagos, bem diferente do deserto que cruzamos durante alguns dias!
Paisagens agradáveis
Chegamos de volta à ruta 5 em Temuco, quase às 19;00 h, logo escureceria e ainda estávamos longe do nosso destino. Tomamos café em um posto e seguimos em ritmo forte, pois não queríamos viajar à noite.
Passamos por Villarica e chegamos a Pucón, nosso destino planejado para hoje, às 21 h.
Ficamos em um hostel pertencente a franceses, bem transado e agradável, mas o quarto é com cama de casal! Era o que havia, por hoje está bom, amanhã resolveremos isto!
Às 22:00 h jantamos um sanduíche no Subway, completamente exaustos, mas satisfeitos com o dia intenso e proveitoso.
A moto tem se mostrado uma guerreira incansável. Nada de errado aconteceu, nem sequer uma lâmpada queimada ou um parafuso frouxo, apenas está imunda! Só fazemos colocar gasolina e exigir dela desempenho, confiabilidade e segurança. E ela corresponde!
Estou amando essa viagem de vcs! Até no frango vcs combinam kkkkk!
ResponderExcluirContinuem aproveitando ❤💋💋