domingo, 2 de maio de 2021

Um passeio agradável


 No dia 1º de maio, sábado, feriado dedicado ao dia do trabalho, combinamos fazer um passeio de aproximadamente 400 quilômetros. O Talhadeira queria colocar sua nova Tiger 900 na estrada, e Marcinho e eu já estávamos sentido falta de passeios mais longos, com mais estradas.

O Talhadeira chegou em Rio Claro de moto na véspera, à noite. Fizemos um "queijos e vinhos" e ficamos conversando e bebendo vinho até a meia-noite, quando achamos que já era hora de dormir, afinal, no dia seguinte chegariam pela manhã o Marcinho e o Ferrari, que aderiu de última hora ao passeio, logo que soube do mesmo.

Às 9 h do sábado, 1º de maio, Marcinho e Ferrari chegaram. Eu não os via desde a nossa viagem às Serras do Sul, no final do ano passado, foi muito bom tê-los reencontrado. Após tomarmos um café todos juntos, partimos para a antiga Rio-São Paulo por volta das 10 h. 

                                    Partida de Rio Claro


                                    Início do trecho da antiga Rio-SP



Em Bananal, mudamos os planos: tomamos a SP-247, que leva ao alto da Serra da Bocaina, local conhecido como Sertão da Bocaina. É uma serra longa e extremamente íngreme, com muitas curvas fechadíssimas, mas de uma beleza ímpar. A paisagem é tipicamente européia, com pinheiros, ciprestes e araucárias, e a temperatura vai caindo à medida em que vamos subindo. Após chegar ao topo e percorrer um pequeno trecho sem asfalto, chegamos ao restaurante Chez Bruna, local gostoso e charmoso, onde almoçamos a deliciosa comida de lá com direito a trutas grelhadas, pinhão e outras delícias, após as entradas da casa, que incluem pão de batata-doce e diversos patês, entre eles o de truta. Havia muitos motociclistas na estrada; no restaurante havia mais de 30, todos almoçando ao ar livre com suas indefectíveis motos reluzentes estacionadas na porta.

                                   Mirante na serra da SP-247
                                   No topo

                                   Valente GS, com 22 anos de idade!
                                  Chez Bruna, no Sertão da Bocaina - muitos motociclistas

Descemos a serra após o almoço e, a partir de Bananal, continuamos na SP-68 em direção a Areias, fazendo curvas e mais curvas e subindo e descendo morros, em um asfalto em muito bom estado, afinal, estávamos no estado de São Paulo! Passamos por Formoso, Arapeí e São José do Barreiro, chegando a Areias. Devido ao avançado da hora, não seguimos para Silveiras, mas entramos na estrada que faz a ligação entre Areias e Queluz. Mais curvas deliciosas e chegamos a Queluz, onde ingressamos na Dutra.

                                   Represa do Funil

Andamos em bom ritmo na Dutra ao cair da tarde, chegando à cantina Ovomaltine ao anoitecer. Obviamente, tomamos um Ovomaltine cada e voltamos à estrada já de noite. Após pouco mais de uma hora de pilotagem noturna chegamos em Rio Claro. Pizzas e mais vinho encerraram este dia agradável, cheio de estradas, motos e companhias agradáveis.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Após uma noite de sono reparador, no dia seguinte, domingo, fizemos uma pequena caminhada na serra atrás de casa e fomos almoçar uma deliciosa picanha na "Picanha do Japa", onde havia  diversos grupos de motociclistas almoçando como parte de seus passeios dominicais. Meus amigos decidiram voltar ao Rio pela Serra do Piloto (RJ-149), e eu fui até um trecho da estrada com eles, onde nos despedimos esperando por outro fds como este!

Nenhum comentário:

Postar um comentário