O dia de hoje foi inteiramente dedicado à Chapada das Mesas, mais especificamente, ao complexo denominado Pedra Caída, uma enorme área que já foi uma fazenda, voltada para o turismo ecológico com uma boa estrutura. Dentro da área há rios, cachoeiras, morros, canions, muitas trilhas e até esportes de aventura, como uma tirolesa de 1.400 m. Piscinas e restaurantes fazem parte do complexo. Para chegar, toma-se a BR-010 e roda-se 37 km em meio à Chapada, uma paisagem deslumbrante entre morros e diversas formações.
O passeio mais importante e mais impressionante é à cachoeira do Santuário. Após uma trilha de 800 m chega-se a um canion dentro do qual corre um rio de águas transparentes. Percorre-se 200 m dentro do canion e deste rio com água na altura do peito e chega-se a uma imensa cachoeira com queda de 45 m de altura, formando um grande poço com 3 m de profundidade. Um banho e tanto. Retornando, passa-se por uma ponte pênsil para pedestres, a 54 m de altura sobre o canion. Balança muito, mas é aparentemente segura!
Atravessando o canion por dentro da água
Ponte pênsil sobre o canion
Almocei no restaurante local, a comida é cara mas não há alternativa.
Na parte da tarde, visita a mais duas cachoeiras: Caverna e Capelão. Para chegar a elas, um 4x4 percorre 6 km de uma estradinha e depois anda-se cerca de 300 a 400 m a pé para cada cachoeira. A cachoeira da Caverna, como o próprio nome diz, localiza-se dentro de uma caverna, onde corre um rio formado pela queda d'água. Ao chegar ao fundo da caverna há um grande salão de onde despenca um bom volume de água, formando também um ótimo poço para banho.
Cachoeira da caverna
Para chegar à cachoeira do Capelão, após o trecho em 4x4 caminha-se por dentro de um rio até chegar à queda que o forma. Menor volume de água que a anterior, mas a altura é maior e o poço é maior também. Cabe ressaltar que tomei banho em todas as cachoeiras visitadas!
Cachoeira do Capelão
Satisfeito com o dia intenso, peguei a moto e retornei a Carolina, pela mesma deliciosa estrada da ida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário