Meu destino de hoje era Carolina, no Maranhão. Tomei o o rumo de Lajeado, cidade ao norte de Palmas. Eram 8 h quando saí do hotel; cruzei toda a cidade e ingressei na TO-050. Estrada muito agradável, correndo entre uma serra e o rio Tocantins, com pouco movimento. Em Lajeado abasteci a moto e cruzei o rio Tocantins em uma ponte nova (antes a travessia seria de balsa). Rodei mais 46 km em uma boa estrada e cheguei à BR-153, a Belém-Brasília.
Abastecimento em LajeadoCruzando o rio Tocantins - ponte nova
Almoço na Belém-Brasília: um coquetel de gordura!
A Belém-Brasília é uma estrada de pista simples, com um imenso trânsito de caminhões, de traçado reto e muito sem graça, sem qualquer atrativo. Segui na monotonia das retas, parando apenas para abastecer e almoçar. Cruzei a cidade de Araguaína e, mais uma vez, ingressei em uma estrada tranqüila, bem legal, com movimento mínimo de veículos (TO-222). Ao longe avistava-se algumas "mesas" da chapada. Depois de 100 km nesta estrada, cheguei em Filadélfia, onde cruzei novamente o rio Tocantins, desta vez de balsa, pois não há ponte.
Algumas "mesas"ao fundo
Imensidão... (TO-222)
Travessia do rio Tocantins de balsa - Filadélfia a Carolina
Do outro lado do rio Tocantins fica a cidade de Carolina, no estado do Maranhão; dirigi-me à pousada que houvera reservado, tomei um banho frio para retirar todo o calor que senti na estrada e fui andar pela cidade, coisa que sempre gosto de fazer. Fui ao museu histórico de Carolina e passei a conhecer mais sobre o passado desta cidade que teve grande importância não só no desenvolvimento da região, como também influenciou o progresso do estado. Gostei muito, foi uma aula de história local.
Igreja Matriz - Catedral
Monumento ao centenário da Independência (erguido em 1922)
Monumento à virada do milênio
Museu histórico de Carolina
Circulei mais um pouco até presenciar um bonito pôr-do-sol sobre o rio Tocantins.
Rodei hoje 508 km, em um ritmo forte e sob um sol escaldante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário