Hoje, saí de Demerval Lobão às 7:10 h, chegando a Teresina às 7:30 h. Apesar de ser domingo, feriado e cedo, a travessia da capital piauiense foi muito lenta, e não havia sequer um caminhão na estrada. A BR 343 passa em um mini-anel em torno da cidade, mas o trânsito é lento e complicado, com quebra-molas e radares. Imagino como deve ser nos dias úteis!
O calor estava demais, a temperatura do ar era de 39 graus Celsius, medido à sombra. Viajando sob o sol, acho que suportei uns 45 graus ou mais. Simplesmente insuportável!
Fiz um pequeno desvio e entrei no Parque Nacional das 7 Cidades, que eu houvera visitado em 1982. Troquei de roupa, coloquei tênis e bermuda, e contratei um guia com uma Bros 125, que me levou na garupa para visitar o parque. Não são mais permitidas visitas sem guia, mas na saída errei o caminho e visitei algumas "cidades" sem ele. O poço e a cachoeira estão praticamente secos, não é possível mais tomar banho, mas valeu a visita, principalmente ao mirante, de onde se vê cerca de 70% de toda a área do parque, incluindo 5 "cidades".
GE e a "tartaruga"
"Arco do Triunfo", acima e abaixo
"Jibóia"
Escada para o mirante
No mirante
Algumas "cidades" vistas do mirante
Inscrições rupestres - Eram os piauienses astronautas? ou aviadores?
Moto na qual percorremos o parque
Na saída comi uma carne de sol em um restaurante na entrada do parque. Não poderia deixar de dizer que o guarda na entrada do parque foi muito bacana, conversou comigo, me deu diversas dicas e me ofereceu biscoitos com doce de caju e água gelada. Foi ele quem indicou o restaurante, onde encomendei o almoço quando entrei no parque e almocei 3 horas depois, na saída.
Segui pela BR 343, sufocando de calor até Parnaíba, onde cheguei às 16 h. Há um bom trecho de estrada sem povoados e postos de combustível, o que me obrigou a abastecer em um posto suspeito, do contrário ficaria sem gasolina.
Posto suspeitíssimo, onde abasteci por falta de opção!
Em um posto BR na entrada da cidade o frentista me indicou o hotel onde estou hospedado (hotel Delta) e me ensinou a chegar, o que foi fácil por ser um domingo. O hotel não poderia ter melhor localização, fica no centro da cidade e a 100 m do Porto das Barcas, o centro histórico e point de Parnaíba. E este é um hotel de verdade!
Tudo o que eu queria era tomar um banho, e o fiz imediatamente ao entrar no apartamento. Logo em seguida,saí para dar uma caminhada e fui ao Porto das Barcas, onde tomei um sorvete e apreciei o pôr-do-sol, um belo e repousante espetáculo.
Porto das barcas
A cidade é agradável e a parte histórica é interessante; por estar localizada próxima ao mar, sopra uma brisa agradável, que ameniza o calor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário