segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Viagem ao Piauí - Imagens de Parnaíba e arredores


Este 6º dia de viagem foi dedicado a conhecer Parnaíba e algumas praias e locais próximos. Pela manhã caminhei bastante pelo Porto das Barcas e pelo centro histórico da cidade, registrando em fotos o que achei mais interessante.
                                                    Praça da Graça

                                                  Praça da Graça


                                            Beira-Rio

                                 Porto das Barcas, vista parcial do alto                               

Em seguida, peguei a moto e fui à Pedra do Sal, uma praia rústica situada a 15 km de Parnaíba. Existe no local um imenso parque eólico e está prevista a construção de um resort de luxo. O vento é muito forte, e à beira da praia a areia jogada pelo vento cobre o asfalto e fustiga as pessoas.
Em seguida, fui ao Porto dos Tatus, um embarcadouro de onde partem os barcos e excursões ao delta do Parnaíba. Os passeios têm a duração de 4 a 5 horas e visitam diversas ilhas, mas para um lobo do mar que enjoa, como eu, tais passeios seriam uma grande tortura!

                                 A caminho da Pedra do Sal, com o parque eólico ao fundo

                                             Praia de Pedra do Sal

                                           Porto dos Tatus, partida para passeios ao delta do Parnaíba

                                 Navegação em Porto dos Tatus

Retornei à cidade e fui direto ao shopping center Parnaíba para almoçar, pois em virtude de hoje ser feriado dedicado aos mortos, nenhum tipo de comércio encontra-se aberto na cidade, nem mesmo os restaurantes.
A cidade é agradável e muito arejada, o vento constante que sopra ameniza o calor e torna até as caminhadas mais fáceis. Apesar de ser uma cidade à beira de um rio, tem muita semelhança com as cidades à beira-mar, e em nada se parece com a sufocante Teresina, capital do Piauí,que disputa com Cuiabá o título de capital mais quente do Brasil!


Em um novo tour a pé, verifiquei que há inúmeros casarões, galpões e prédios industriais que devem ter tido seus dias de glória no passado, e agora, quase escombros, aguardam que alguém lhes dê um destino mais nobre que a demolição. Esse prédios devem contar muita história, fiquei tentando imaginar o que já foram. Todos são próximos ao porto, ao centro ou ao rio. Registrei alguns:








E, para quem aprecia as belezas que a natureza nos oferece, segue mais um pôr-do-sol em Parnaíba! É gratuito, mas é tão lindo e emocionante que deveria ser cobrado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário