domingo, 8 de novembro de 2015

Viagem ao Piauí - 12º dia - Aracaju a Cândido Sales (BA)

Minha intenção era adiantar bastante a viagem no dia de hoje, para poder chegar a Vitória amanhã antes do anoitecer.
Atravessei Aracaju e, ao chegar à BR-101, começou a chover forte; eu não estava com roupa de chuva nem a coloquei, peguei chuva por 60 km, até a cidade de Estância. Fiquei molhado, mas o vento e o calor que se seguiram trataram de secar tudo!
O asfalto está cada vez pior no trecho sergipano da BR-101, mas nada havia a fazer, nem caminho alternativo existe. Ao chegar à BR-324, achei melhor seguir pela BR-116 ao invés da BR-101, pelos seguintes motivos:
- é uma estrada mais bem cuidada;
- o traçado é muito melhor;
- corre em um planalto com altitude superior à BR-101, logo, as temperaturas são mais amenas;
- tem mais cidades de apoio, em caso de necessidade.
A decisão se mostrou correta. Nas 3 últimas vezes escolhi a BR-101, mas acabei me arrependendo, pois é uma viagem mais estressante e cansativa. A BR-116, apesar de não ser um exemplo ou uma maravilha de rodovia, é melhor em todos os sentidos que a BR-101, o único senão é que não passarei por Vitória para visitar e trocar uma prosa com o amigo Barão, pois a BR-116 não passa pelo Espírito Santo.
Fiquei impressionado com o movimento nas estradas; apesar de ser domingo, estavam muito cheias, e, dos veículos, 90% ou mais eram caminhões. Por diversas vezes caminhões invadiram a minha pista e tive que me espremer ou entrar no acostamento para evitar uma colisão frontal. Este trecho da BR-116 (Rio-Bahia) já deveria estar totalmente duplicado há muito tempo, a estrada não comporta mais o volume de veículos que recebe, e isto afeta o tempo de viagem e a segurança.
Apesar da lentidão em alguns trechos e travessias de cidades, andei bem, tanto que parei para pernoitar em Cândido Sales, cidade localizada 80 km após Vitória da Conquista. Não computei, mas devo ter rodado mais de 800 km em 10 horas e meia de viagem, incluindo as paradas.

                                         O sol se pondo na BR-116, após  Vitória da Conquista

Nenhum comentário:

Postar um comentário