segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Paraopeba (MG) a Guanambi (BA) - 2º dia

Acordei antes das 6 h, mas só consegui sair do hotel com a moto pronta às 7:40 h. O dia inteiro foi passado nas estradas. Menos de 1 hora após a partida, peguei uma forte chuva próximo a Curvelo. O dia fez-se noite às 8:30 h, e o volume de água que caiu dos céus foi impressionante, e a chuva ainda veio acompanhada de raios e vento. Foram 30 km sob a chuva, mas a quantidade de água seria suficiente para o dia todo! Passei por muitas cidades e mudei de estrada algumas vezes, mas só parei para comer e abastecer. De uma maneira geral, o estado das rodovias é bom, com muitas obras de manutenção e restauração em andamento. Apenas em alguns trechos pontuais encontrei estradas em mau estado. O cenário no norte de Minas e no interior da Bahia é exatamente o que vemos nos noticiários da TV: a vegetação e o mato totalmente secos (quando existem), rios sem água e o gado magro sem comida e sem água. Muito triste. Passei por diversos rios totalmente secos, os leitos serviam como caminho para as pessoas e trilhas para motos.
Às 17:30 h começou a escurecer rapidamente, às 18 h já era noite e decidi parar. A estrada apresentava muitos buracos e os motoristas nordestinos, principalmente os de ônibus e caminhões só trafegam com os faróis altos acesos, provocando ofuscamento, eles não baixam os faróis ao cruzar com outros veículos, o que aumenta o perigo de rodar à noite em estradas nordestinas. É um problema sério de educação, que já vem desde os tempos em que morei em Aracaju, nos anos 70. Parei para pernoitar em Guanambi (BA). Consegui um muquifo barato e hospedei-me, só preciso de um banho e de uma cama, após 10 horas e meia na estrada. Jantei no restaurante anexo ao hotel.
Rodei hoje 701 km. Desde ontem, foram 1.263 km de moto, mais os 135 km de carro do trecho Rio-Rio Claro, o que dá um total de 1.398 km percorridos até agora. O consumo aumentou um pouco devido ao aumento da velocidade média, passando a 20 km/l. A viagem está transcorrendo de forma muito tranquila, sem qualquer imprevisto ou situação indesejável. Espero que assim continue! Estou procurando fazer a minha parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário