terça-feira, 8 de outubro de 2013
Guanambi a Correntina (BA) - 3º dia
Logo após tomar café na pousada fui a uma oficina de motos no centro de Guanambi para resolver um problema com o pedal de câmbio da moto, que estava frouxo e não aceitava mais aperto. A solução foi rápida, e às 8:10 h eu estava saindo da cidade rumo à estrada.
Peguei um caminho alternativo, que se mostrou uma decisão super acertada: estradas vazias e asfalto zero km, o único inconveniente é que rodei o primeiro trecho na BR-030 (138 km), e depois mais 135 km na BA-161 sem encontrar qualquer povoado, posto de gasolina ou qualquer recurso, mas as estradas, recentemente asfaltadas, assemelhavam-se a tapetes, foi literalmente uma reta de mais de 260 km com asfalto impecável.
A paisagem se constituía de terras ressecadas, sem vegetação ou água, e animais esqueléticos e famintos. Havia muitos bois, cavalos e carneiros mortos às margens da estrada, um cenário triste e desolador, o sertão não é o local correto para a criação de gado. Havia também animais (vivos!) na pista, um perigo mortal para motociclistas.
Cruzei o rio São Francisco em Carinhanha, continuei na BA-161 até a BR-349, passando nesta última rodovia por São Félix do Coribe (onde almocei) e Santa Maria da Vitória, separadas pelo rio Correntes (ou das Éguas) até chegar a Correntina, meu primeiro destino nesta viagem.
Hospedei-me na primeira pousada que encontrei (Pousada Ideal), por R$40,00 o quarto com ar condicionado, sem o ar seriam R$ 30,00! Depois vi que havia hotéis melhores na cidade, mas duvido que por um preço tão bom!
Eram 13:30 h quando cheguei, e caminhei até as 15:30 h. Fui ao centro, andei pelas ruas, conheci o "Ranchão", uma ilha no rio Correntes situada no coração da cidade, onde acontecem shows e sessões de cinema. É o ""point" de Correntina. O rio Correntes tem águas cristalinas e limpas, sendo procurado por aqueles que desejam tomar um banho de rio. Saí da minha dieta rigorosa e tomei 2 sorvetes com 2 bolas cada!
Retornei ao hotel pois estava com as costas doendo, e dormi profundamente por 3 horas! Acho que fui acumulando o cansaço dos dias passados na estrada e das noites em que dormi pouco. Agora estou refeito!
Saí apenas para jantar e retornei à pousada. Amanhã terei todo o dia para melhor explorar a cidade e seus arredores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário