sábado, 6 de abril de 2013

Por que Bolívia?


Algumas pessoas têm me perguntado por que escolhi a Bolívia como destino, quando poderia ir a Londres, Paris, Nova Iorque ou Roma. Por que escolhi um país latino-americano pobre e inexpressivo onde nada há para ver ou fazer? Bem, é até difícil conversar com  pessoas com este tipo de cabeça, mas gostaria de falar algo sobre este país nosso vizinho a respeito do qual sabemos muito pouco.

Já estive algumas vezes na Bolívia, mas ainda não vi nem 10% de tudo o que gostaria. Minha vontade é poder percorrer o país de moto em todas as suas diferentes regiões:  central, altiplanos, yungas e a parte amazônica. São diferentes países em um só,  completamente diferentes.
A Bolívia é um país rico em belezas naturais ainda em seu estado bruto, onde a interferência do turismo e da própria população local ainda são mínimas; a beleza está praticamente intacta, em seu estado puro. É o país com maior extensão de fronteira com o Brasil;  não bastasse possuir em seu território o mais alto lago navegável do mundo, o maior salar, a cidade mais alta, vulcões, lagos, rios, florestas, vales e duas cidades tombadas pela UNESCO como patrimônio da humanidade, há também vestígios de diversas civilizações antigas - algumas pré-colombianas – e estradas perigosas e desafiadoras. Há paisagens incríveis e inesperadas. Encontramos também neve, gelo, chuva, frio  e calor na mesma estação do ano em diferentes regiões. Quer mais? Há desertos, selvas, salares, lagos, vales de altitude, parques e montanhas altíssimas. A população é composta por 70% de povos indígenas, com seus costumes, crenças e tradições  típicos.
Certo, há o lado negativo, que é a corrupção, a falta de infraestrutura  e a insegurança dos estrangeiros, mas tentarei compensar isto com o lado positivo.
Nesta viagem estarei concentrado nos altiplanos, que são a região compreendida entre as cordilheiras ocidental e oriental, ramificações da cordilheira dos Andes dentro da Bolívia. Já conheço algumas cidades como La Paz, Cochabamba, Copacabana e algumas outras;  assim, não perderei tempo com elas, estarei focado em conhecer Sucre, Potosi, Uyuni e suas principais atrações. Se eu fosse de moto, é certo que exploraria mais os altiplanos e o próprio  salar de Uyuni,  retornando pelo Chile e Argentina, mas terei que voltar pelo mesmo local onde iniciarei a viagem, a cidade de Santa Cruz de la Sierra, na região baixa da Bolívia, a cerca de 770 km da fronteira com o Brasil, em Corumbá.
Partirei no dia 22 de abril próximo para mais esta aventura solitária. Tentarei enviar notícias através deste blog, mas já sabendo que o acesso à internet não é tão simples e generalizado. Vamos pagar para ver!

          Dê um zoom no mapa abaixo para localizar as principais cidades do altiplano: Sucre, Potosi, Uyuni, Oruro, La Paz e Cochabamba.

4 comentários:

  1. boa noite Guilherme, estarei no de olho por aqui; boa sorte em mais essa aventura! abço.

    ResponderExcluir
  2. Estou esperando vc virar membro do meu blog, p que vc fique atualizado com minhas postagens, como eu fico com as suas por ser membro "seguidor" do seu blog; ainda não tenho a data exata, mas no início de maio, eu e mais um amigo, daqueles que estavam na casa do Seu João aquela noite, o Fabio; estaremos indo p o altiplano tbm, de moto... enfrentaremos alguns problemas, mas é o preço que pagaremos p desfrutar dessas maravilhas da Bolivia; nossa rota é muito parecida com a sua, Sta Cruz-Sucre-Potosí-Uyuni-La Paz-Yungas... e retorno. Será a Expedição Altiplano 2013; em breve os primeiros relatos dos preparativos; Quem sabe não nos vemos em algum lugar do altiplano; Abço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antônio!
      Foi puro esquecimento, mas vou me colocar como seguidor do seu blog.
      Coloque os detalhes da sua viagem por lá, para eu poder acompanhar. Não sou de ficar pendurado em internet, mas de vez em quando darei uma olhada.
      Estou com diversas viagens programadas, após a Bolívia vou para os EUA em junho e para a Europa em julho. Estas viagens não serão de moto, mas logo terminarem, voltarei viajar sobre duas rodas, que é o que gosto de fazer.
      Um grande abraço e sucesso para ambos em nossas incursões à Bolívia!

      Excluir
    2. Obrigado por ter virado membro do meu blog; e sucesso em suas próximas 03 viagens; mesmo não sendo de moto, não deixe de postar aqui seus relatos e fotos, pois estarei de carona contigo, aprendendo um pouco mais. Abço.

      Excluir