sexta-feira, 5 de abril de 2013

Bolívia, lá vou eu!


Há algum tempo venho tentando fazer uma viagem pelas cidades da região dos altiplanos bolivianos que ainda não conheço, mas tenho esbarrado em dificuldades devido à política anti-estrangeiros do país e à grande corrupção que por lá reina.
Colocam todas as dificuldades possíveis para o ingresso da moto, ou melhor, colocam dificuldades para vender facilidades. O pior é que as tais "facilidades" não se limitam aos postos fronteiriços, mas se estendem por todo o país durante todo o tempo de permanência. Não abastecem motos e carros de estrangeiros (principalmente de brasileiros) e somos forçados a comprar gasolina no mercado negro controlado na maioria das vezes por policiais. Extorsão nas estradas, principalmente junto aos postos de pedágio, onde acabamos pagando 2 pedágios: o oficial e o da polícia. Arrastões em rodovias. Por essas e outras ainda não consegui fazer a viagem desejada, mas agora eu vou!
Vou como mochileiro, como já fiz há alguns anos. Iniciarei por Santa Cruz de la Sierra e percorrerei os altiplanos (Sucre, Potosi, Uyuni) movimentando-me dentro do país através de ônibus, trens, vans, aviões e como for possível. Irei sozinho, o que é sempre arriscado e um pouco temerário, principalmente em um país inseguro e instável como a Bolívia, mas estou animado. Conhecerei lugares e paisagens incríveis, sempre em grandes altitudes.
Visitarei o Salar de Uyuni, o maior do mundo e 2 cidades que são patrimônio da humanidade pela UNESCO (Sucre e Potosi, esta última a cidade mais alta do mundo, a 4090 m de altitude). Creio que vai ser bem legal. As temperaturas irão variar de 30 ºC em Santa Cruz a alguns graus abaixo de zero em Potosi e Uyuni.
Tenho pouco tempo disponível, está difícil fazer um planejamento mais cuidadoso por conta da irregularidade dos transportes internos, mas irei me ajustando à medida em que a viagem rolar.
Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário