Mal cheguei da viagem ao Uruguai, realizei uma caminhada pelo parque nacional de Itatiaia, localizado no estado do Rio e Janeiro.
O passeio se inicia percorrendo a BR-485, acessada a partir da rodovia Presidente Dutra, inicialmente projetada para atravessar toda a extensão do parque, mas nunca foi concluída; apenas um trecho foi construído e funciona, apesar do péssimo estado do asfalto. Inexplicável, por diversas razões: o parque cobra ingresso por visitante (R$ 15,00 para brasileiros), a estrada sem conservação dá uma impressão de desleixo e abandono e um asfalto ou outro pavimento em bom estado passam a impressão de um lugar bem cuidado e até ganha mais respeito dos visitantes.
Centro de visitantes
Vista a partir de um dos mirantes
Há um centro de visitantes com informações interessantes sobre o parque, animais e montanhismo no local. Os banheiros são limpos e apresentáveis. Diversas trilhas levam a rios, poços para banho e cachoeiras. Há também trilhas para observação de pássaros e outros animais. Mirantes, escaladas, caminhadas, enfim há diversão para todos os gostos e condições físicas. Também existem algumas pousadas, hotéis e restaurantes dentro da área do parque.
Um dos poços próprios para banho
Em uma das trilhas
Cachoeira Véu de Noiva
Percorri apenas trechos da chamada parte baixa do parque.
Voltarei em breve, com certeza!
Nenhum comentário:
Postar um comentário