sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Patagônia 2019 - Dia 16 - Porto Alegre a Itajaí


Sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Estávamos em quartos individuais, mas creio que todos acordaram cedo, julgando pelas mensagens que começaram a ser trocadas pelo whatsapp por volta das 5 h da madrugada.
Às 8 h o Vilson saiu pronto para a viagem e levou sua moto para revisão dos 10.000 km na BMW de Porto Alegre, bem próxima do nosso hotel. Eu e Ricardo fomos a pé para conhecer o local.
Às 10 h, eu e Ricardo aprontamos as nossas motos, colocamos a roupa de viagem e fomos para a concessionária encontrar o Vilson e aguardar a moto ficar pronta para partirmos.
Antes das 11 h estávamos saindo da BMW; com sol e calor enfrentamos o trânsito de Porto Alegre para chegar à estrada. Escolhemos a BR-101, por ser duplicada e plana. Cruzamos toda a Free way e ingressamos na BR-101 em Osório, e nossa primeira parada foi próximo a Torres, para abastecer.
Seguimos em frente com boa velocidade e só fomos parar para almoçar bem adiante.
Em Imbituba a chuva chegou, e mais adiante pegamos um enorme congestionamento de mais de 30 km na região dos acessos a Florianópolis, Tivemos que circular com as motos carregadas e pesadas pelos corredores formados pelos carros e também pelo acostamento, e Vilson e eu nos perdemos do Ricardo. Pistas molhadas, chuva e corredores de carros e muitos caminhões, estava perigoso! Mais adiante, mais congestionamento, na região de Camboriú. Só fomos reencontrar o Ricardo em uma praça de pedágio.
Na região de Itajaí, mais congestionamentos. Estava escurecendo e achamos que deveríamos parar. Entramos em um motel à beira da BR-101, com quartos completos e luxuosos, e nos hospedamos, obviamente, em 3 suites!

                                  Motel Athos - BR 101 - Itajaí (SC)

Essa é a grande diferença entre as nossas estradas e as argentinas e uruguaias. Devido à sobrecarga de veículos, as nossas não dão conta, e o que deveria ser uma via de interligação e escoamento de veículos, se transforma em um aglomerado caótico de carros, muitos caminhões, ônibus e motos, e nada anda! Leva-se mais de 1 hora e meia para percorrer 25 km. Imagem de terceiro mundo!
Mesmos saindo tarde, tendo atravessado a cidade de Porto Alegre, com a chuva, congestionamentos e algumas paradas, rodamos 530 km no dia de hoje, parando às 18:30 h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário