Acordei de madrugada sem sono, e, por mais que tentasse, não consegui
dormir novamente. Às 4:20 h da manhã levantei-me, arrumei toda a bagagem nas
malas e mochilas, tomei banho, fiz a barba e esperei até as 6:00 h para sair do
quarto, pois é a hora em que o café é servido. Tomei uma xícara de café preto e
comi um pão sem manteiga, amarrei toda a bagagem na moto, calibrei os pneus,
lubrifiquei a corrente, abasteci e às 7:40 h peguei a BR 393 na direção de
Volta Redonda.
Depois de 165 km cheguei a Barra do Piraí, onde tomei um café
decente em um posto BR na estrada e comi
um sanduíche. Cruzei a cidade de Barra do Piraí e entrei na RJ 145. Passei por
Piraí, Passa Três e finalmente cheguei a Rio Claro, após mais 65 km.
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Cheguei às 10:30 h, ao todo andei 250 km e levei 3:50 h, mas preciso
falar sobre a BR 393 (Além Paraíba - Volta Redonda). É uma estrada com traçado
antigo, obsoleto e perigoso, que liga a via Dutra em Volta Redonda à BR 116 em
Além Paraíba, ou seja, é a rota de todos os caminhões e veículos em geral que
vêm do Sul, inclusive São Paulo, em direção ao nordeste.
É sobrecarregada de caminhões, o traçado, como já disse, é muito sinuoso
e antiquado, há pouquíssimos pontos próprios para uma ultrapassagem segura,
pouquíssimas terceiras faixas e nenhuma fiscalização. Há cobrança de pedágio (2
postos) e o asfalto é apenas razoável. Essa rodovia merece uma duplicação e
melhoria do traçado em toda a sua extensão, ao menos merece a implantação
de terceiras faixas nos trechos mais
críticos. Andar por ela é uma selvageria, a maioria dos caminhões em excesso de
velocidade, outros trafegando a 60 km/h,
ultrapassagens perigosas, quebra molas em excesso, cruzamento de
cidades, enfim, sempre que puder, EVITE a BR 393, a menos que queira testar sua
paciência até o limite. Eu estava sem pressa, na boa, e tentei andar
rigorosamente dentro da lei, mas é impossível, pois os caminhões colam na sua
traseira, os carros forçam passagem e volta e meia fui obrigado a entrar no
acostamento (quando existia!) pois veículos vinham no sentido oposto
ultrapassando, ocupando toda a pista. E
tem mais: há muitas obras, e TODAS elas em regime de PARE-SIGA, o que provoca
ainda mais retenções e lentidão ao longo do percurso. EVITE SEMPRE, fica o
conselho!
Ainda há uma aberração: a estrada é interrompida em Três Rios, é
necessário pegar um trecho de 1 km da BR 040 e cruzá-la, para depois entrar na
continuação da BR 393. Grande projeto!
Nesta viagem rodei ao todo 3.020 km, em diversas rodovias federais e
estaduais, e, de longe, a BR 393 foi a pior delas.
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