Acabamos fazendo um roteiro que eu já houvera feito, mas para mim foi bom repetir a dose e ver algo mais que possa ter passado despercebido antes.
Primeiro fomos ao Museu do Garimpo, onde pude aprender um pouco mais sobre os diamantes, sua exploração e lapidação. Em seguida, fomos para Igatu. Lá chegando, fomos ver as ruínas das casas onde moravam os garimpeiros e aproveitamos para visitar o museu de arte.
Do museu, tentamos ir ao Brejo do Verruga, antiga área de garimpo onde há um poço e uma gruta, mas após caminhar bastante e subir um morro, vimos que ainda seria necessário descer o morro pelo outro lado e ainda caminhar bastante. Desistimos e voltamos. Almoçamos em um restaurante na praça principal do povoado e fomos para o projeto Sempre Viva.
Ainda em Igatu, conhecemos o Amarildo dos Santos, fã da Xuxa, que registra e controla manualmente os habitantes do povoado: quem nasce, quem morre, quem chega e quem sai, além de escrever diversos livros e folhetos, todos manuscritos. Comprei um "guia das belezas de Igatu e da chapada" manuscrito. Vale a pena conhecê-lo. Seu sonho é um dia conhecer a Xuxa pessoalmente.
No projeto Sempre Viva, Thiago aproveitou e tomou um banho no poço da cachoeira Tiburtino. O volume de água corrente é muito pequeno, mas o poço estava cheio e deu para tomar um bom banho e até nadar.
Ao voltar para Mucugê, tomamos a direção errada na estrada e andamos por mais de 15 km. Quando nos demos conta, retornamos, e logo adiante presenciamos um acidente horrível com um caminhão transportando melancias, que atravessou a pista, saiu da estrada e capotou. O choque foi tão violento que esmagou a cabine e esparramou pedaços do caminhão para todos os lados: para choques, tanque de combustível e portas estavam espalhados por toda parte.
O motorista foi jogado para fora (por sorte estava sem o cinto, senão morreria) e estava caído com uma fratura exposta horrível na perna e uma fratura também no braço (húmero), além de escoriações e cortes por todo o corpo. Como fomos os primeiros a chegar, conversamos com ele; o Thiago recolheu seus documentos, pertences e dinheiro enquanto eu fiquei ao seu lado para tranquilizá-lo. Começou a chegar gente e pedimos uma ambulância, que levou meia hora para chegar. Não permitimos que mexessem no homem, pois queriam pegá-lo e colocá-lo dentro de algum carro para levá-lo ao hospital. Consegui papel higiênico e limpei o sangue do rosto e dos olhos do acidentado, e demos-lhe água.
O "garimpeiros" começaram a vasculhar a área para saquear coisas de valor, o que impedimos enquanto estivemos lá.
Por fim chegou a ambulância, porém sem enfermeiro, e nenhum dos curiosos se dispôs a acompanhá-lo dentro da ambulância. O Thiago se ofereceu para ir junto segurando a perna da vítima, e eu fui atrás com o carro. A ambulância desenvolveu uma velocidade absurda na pequena estrada, talvez mais de 150 km/h, o Thiago ficou apavorado, achou que iriam sofrer um acidente a qualquer momento.
No hospital de Andaraí, que não tem recursos, resolveram encaminhá-lo para Salvador (mais de 5 horas de carro), onde ele poderia ser operado e melhor assistido. Queira Deus que fique bom e não seja necessário amputar o pé.
Retornamos de Andaraí a Mucugê após um dia intenso, e fomos jantar pizza com cervejas.
Aproveitei o retorno a Igatu e às outras atrações para tirar mais algumas fotos.
Ótima viagem! Muita saudade das rodadas pelas Américas meridional e setentrional, interbrasilis...
ResponderExcluirFoi uma boa viagem mesmo. Estou pensando em ir ao Equador! Topa?
Excluirolá Guilherme, estou bem, obrigado por tudo , falei mto bem de vc para a minha familia e meus amigos, que jeová te abençoe...entrarei em contato contigo, irei passar por algumas cirurgias no meu pé essa semana, deixarei vc informado.
ResponderExcluiratt: O motorista do caminhão.
Olá, Wilie!
ResponderExcluirQue bom ter notícias suas! Eu e meu filho Thiago ficamos muito preocupados com você, e estou feliz em saber que está bem. Que sua cirurgia seja bem sucedida e você não fique com qualquer sequela do acidente. Foi muita sorte, a mão de Deus te amparou.
Como me descobriu? Estou há tempos querendo saber de você, mas achei que jamais teria notícias suas novamente. Orei bastante por você.
Que Deus o abençoe!
OLÁ! SEU GUILHERME E THIAGO BOAS NOTICIAS. ESTAVA DE CADEIRA DE RODA, CUIDANDO DO MEU PÉ DIREITO O MEDICO INFORMOU QUE NÃO VOU PRECISA USA PLATINA, ME LIBEROU PARA USAR MOLETAS JÁ ESTOU USANDO, IREI PASSAR POR ALGUMAS SESSÕES NA FISIOTERAPIA PARA MOVER COM PÉ. À, MEU OMBRO VOLTOU NORMAL.TIVE ELOGIOS PELO MEDICO PELA REAÇÃO RAPIDÁ. VOCÊS SERÃO SEMPRE LEMBRADO POR MIM, AGRADEÇO 1. A JEOVÁ POR COLOCAR VOCÊS NAQUELA VIA.E 2.LUGAR VOCÊS POR TER ESSE CARINHO DE ME AJUDAR MUITO GRATO. MANTEREI VOCÊS INFORMADO, VOU VOLTAR A DIRIGIR (PAIXÃO DE CRIANÇA).
ExcluirOi, Willie!
ExcluirFico muito feliz em saber que você está em recuperação e logo vai poder voltar à sua vida normal, inclusive vai poder voltar a dirigir. Você teve muita sorte, não abuse mais!
Mande sempre notícias.
Você acabou não me respondendo: estou curioso para saber como conseguiu me encontrar neste blog. Acho que você nem sabia meu nome!
Boa sorte e uma ótima recuperação para você.
Guilherme Edel
bom dia Guilherme fiquei ciente so agora do seu acidente que DEUS te der a sua recuperação bem rápida como deu a minha recuperação k DEUS te abençoe e te guarde e boa recuperação a eu já estou dirigindo o ônibus da empresa k trabalho já ate viajei pra maceio em alagoas e já estou bem recuperado .
ResponderExcluirOlá Willie!
ResponderExcluirNo meu acidente tive ma fratura muito parecida com a sua, e também tive a solidariedade das pessoas que estavam no local do acidente,que me ajudaram até a chegada da ambulância. Interessante é que foi tudo muito parecido com o que você passou.
Graças a Deus estou me recuperando, já faz mais de 1 mês após o acidente, estou começando a fazer fisioterapia, mas ainda não posso andar. Mais 2 meses e já estarei andando.
Mande notícias.
Que Deus te proteja!
Guilherme Edel
OLA GUILHERME! O PRAZER É TODO MEU EM SE COMUNICAR CONTIGO, PEÇO DESCULPA POR NÃO ENTRA EM CONTATO ,ESTOU MIM ATUALIZANDO, KAKÁ ,MEU IRMÃO ESTA ME DANDO UMA FORÇA, ESTOU SEMPRE OLHANDO O SEU SITE JAMAIS ESQUECEREI O QUE FEZ POR MIM, ESTOU BEM JÁ ESTOU 80% ÓTIMO VOU FAZER À ULTIMA REVISÃO NA PREVIDÊNCIA . ESTOU LENDO O SEU COMENTÁRIO GRAÇA Á JEOVÁ DEUS O SR.ESTÁ BEM, JEOVÁ DEUS SEMPRE QUE O BEM DAS PESSOAS. SEMPRE FALO DE TE, PARA MEUS AMIGOS E FAMILIA, QUE NESTE MUNDO EXISTE PESSOAS BONDOSA, HONESTA, AMIGA, VOCÊ SEMPRE SERÁ MEU GRANDE AMIGO. MELHORAS
ResponderExcluirABRAÇOS!
GUILHERME, EU E MINHA FAMÍLIA ESTAMOS MANDANDO UM GRANDE ABRACO E MELHORAS .
ResponderExcluirASS.UILLE BRAZ.
Prezado Uille
ResponderExcluirFico muito feliz em saber que já está quase bom e recuperado da fratura que sofreu, sempre lembro de você e fico curioso para saber como está. Mande sempre notícias, para que eu possa acompanhar.
De minha parte, ainda não posso andar sem as muletas, mas já consigo dirigir carros e vou me recuperando lentamente. Nossas fraturas foram muito parecidas, sendo que a sua foi exposta, um pouco mais grave.
Uma boa recuperação para você, que fique bom logo e possa tocar sua vida em frente, sempre com muito cuidado nas estradas!
Boa noite!! Guilherme.
ResponderExcluirSou Uille o Rapaz que você acompanhou durante todo o socorro. Gostaria de ter o Prazer de entrar em contato contigo. Sou muito grato a te por todo o cuidado. E você como vai?! Eu estou dirigindo caminhao outra vez. Entre em contato comigo quando puder. Um abraço e espero que esteja bem e Tiago tambem.
Boa tarde Uille!
ResponderExcluirÉ bom ter notícias suas! No momento estou em quarentena na Argentina devido ao Corona vírus! Caso queira que eu entre em contato, me envie seu e-mail ou algum contato.
Forte abraço!
Boa noite Guilherme e uille o rapaz do acidente em 2012 vó tá lhe enviando meu zap (71)983316129
ResponderExcluirBoa noite Uille!
ResponderExcluirÉ um prazer receber notícias suas! Não estou conseguindo falar com você nesse número de WhatsApp que você enviou. Confirme, por favor!