segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Serras do Sul - Rio Claro a Capão Bonito

 No dia 29 de novembro de 2020, após votar no 2o turno das eleições do Rio de Janeiro, fui de carro para Rio Claro, a fim de preparar as coisas para a partida. Marcinho e Ferrari chegaram para o almoço; almoçamos na 'Picanha do Japa"; passamos a tarde conversando sobre motos, viagens e assuntos gerais. À noite, comemos pizzas com vinho em casa e fomos dormir para acordar descansados e prontos para enfrentar o primeiro dia de estrada de uma nova viagem.

Partimos do sítio no dia 30 de novembro pela manhã e tomamos café em uma padaria de Rio Claro para não perder tempo. Às 8 h já estávamos ingressando na RJ-155 com destino à Dutra. Três motos bastante diferentes fariam a viagem pelas estradas e serras do Sul do Brasil: Triumph Tiger Explorer, Kawasaki Vulcan 650 e HD Heritage.

Partida de Rio Claro: GE, Marcinho e Ferrari

Abastecemos no Graal Embaixador e novamente no Arco Íris de Aparecida. Ingressamos na rod. D. Pedro I com bastante calor e paramos para almoçar no Frango Assado de Atibaia. Para cortar caminho, entramos por Jarinu e andamos por estradas em mal estado repletas de quebra molas e radares de 60 km/h, que atravessaram algumas cidades, entre elas Jundiaí. Mudamos de estrada diversas vezes, foi um caminho um pouco confuso que nos fez economizar cerca de 70 km. Não saberia dizer se valeu a pena, mas foi o que fizemos.

                                                 Graal Embaixador
                                                   Frango Assado na Dom Pedro I


A chuva caiu muito forte após cruzarmos a Anhanguera, mas conseguimos colocar as capas de chuva a tempo. Seguimos com chuva até Itapetininga, quando a mesma foi diminuindo até cessar completamente. Nos últimos 150 km da viagem andamos em ritmo bem forte na rod. Raposos Tavares, até chegarmos a Capão Bonito por volta das 17 h, onde situa-se o pórtico que marca o início da estrada do Rastro da Serpente, que pretendemos percorrer no dia de amanhã.

                                   Chegando em Capão Bonito - Portal do Rastro da Serpente

Hospedamo-nos em um hotel simples em Capão Bonito, onde conhecemos o Sílvio, um gaúcho que partiu de Uberlândia e está viajando sozinho em uma HD Fat Boy em direção a Bagé, no RS. Fomos jantar juntos e é provável que amanhã ele se junte a nós em nosso tour pelas serras do Sul.

Saí de Rio Claro com a Triumph falhando muito em baixas rotações, funcionando com apenas 2 cilindros. Nas subidas fica fraca e quando pára o motor "morre". Está agendada uma visita à concessionária da marca em Curitiba para a quarta-feira, 2 de dezembro, às 8:00 h da manhã, para que resolvam o problema e também substituam o sensor do marcador que combustível, que parou de funcionar há quase um ano. Ainda assim, a moto andou bem durante toda a viagem, com um vigor invejável!

Foi um bom dia na estrada, rodamos perto de 600 km, no início com muito calor e no fim da tarde com forte chuva. Estradas boas (as pedagiadas) e outras bem detonadas (as de menor porte, intermunicipais), mas o importante é que chegamos bem e conseguimos manter o astral alto.












Nenhum comentário:

Postar um comentário