Às 7:50 h saí da pousada em Km 100, com temperatura de 21 ºC, ideal para viajar, mas o sol logo mostraria sua cara e sua força! Passei pelo contorno de Feira de Santana e peguei a BR 101 sentido Norte. A estrada piorou sensivelmente a partir da divisa BA/SE, e continuei no meu ritmo, porém com mais cuidado.
BR 116 na Bahia, próximo a Feira de Santana
Houve uma duplicação do trecho Estância-Aracaju, de 60 km, o que facilitou bastante, pois o trânsito naquele trecho é pesado. Continuei na BR 101 sem entrar em Aracaju, havia uma duplicação até a localidade de Pedra Branca, onde a estrada cruza o rio Sergipe; deu para andar bem, apesar de alguns radares (pardais) inexplicáveis de 40 km/h. A partir da travessia do rio Sergipe, a estrada ficou péssima, com pista simples, desvios, buracos, defeitos no asfalto e muito trânsito. Trecho bem difícil.
Viajando e observando nossas estradas, concluo, sem sombra de dúvida, que NUNCA teremos estradas de primeiro mundo. NUNCA! Alguma autoridade deveria fazer uma viagem do sul ao norte do país em um carro comum, utilizando estradas federais para constatar o que digo. Está lançado o desafio!
Cansado do estado deplorável da BR 101 em Sergipe, tomei a estrada para Neópolis, cidade situada às margens do rio São Francisco. Percorri Neópolis rapidamente e embarquei com a moto na balsa que atravessa o "Velho Chico" em direção a Penedo, cidade histórica situada no estado de Alagoas, também às margens do rio São Francisco.
Neópolis (SE)
Travessia do rio São Francisco de balsa, em direção a Penedo (AL)
Consegui uma pousada simples no centro histórico de Penedo, mas já cheguei ao anoitecer, não sendo possível um giro e algumas fotos do local, o que farei amanhã pela manhã, antes de partir para Maceió. A cidade é charmosa e agradável, é como se fosse Parati às margens do rio São Francisco, guardadas as devidas proporções.
Pousada em Penedo
Anoitecer em Penedo (em frente à pousada)
O dia de hoje foi marcado por estradas ruins. O calor estava forte, mas incomodou menos que nos dias anteriores, exceto nas travessias das cidades, com velocidade reduzida sob o sol, devido aos quebra-molas e pardais.
Amanhã chegarei a Maceió, se tudo correr bem. Estou precisando ajustar a caixa de direção da moto, que afrouxou devido aos buracos e quebra-molas do dia de hoje. É necessário achar um mecânico bom.
Oi, Gulherme, bom dia..... que delícia de viagem..... eu adoro Maceió, já fomos passar algumas férias lá.... gosto ainda mais da Praia do Francês, apesar de estar cheia de ambulantes, o que tira parte do sossego de lá.... olhando a foto Anoitecer em Penedo (em frente à pousada), lembrei de uma parecida que tiramos em Mariana - MG, lembra?
ResponderExcluirClaro que lembo das fotos de Mariana! Agora já cheguei a Maceió, após almoçar na praia do Francês. Também gosto muito daqui, e Penedo me agrada muito.
ResponderExcluirPor que não vêm? Maceió os espera!!