quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Bem vindo 2014! Feliz Ano Velho?

O título desta postagem remete a um livro de Marcelo Rubens Paiva que estourou há uns 30 anos atrás. Não tenho pretensões de ser escritor nem de me comparar ao personagem do livro, mas confesso que me ocorreu a dúvida se o ano de 2014, que hoje se inicia, será realmente melhor do que 2013, ao menos para mim. Vamos aos últimos fatos. Viajei com a Triumph Explorer para Rio Claro no último dia 28 de dezembro, um sábado quente e ensolarado. Viagem perfeita, apesar das estradas cheias. A moto é potente e confortável, transformando a viagem em prazer.
No domingo, 29 de dezembro, peguei a XT 660R e parti para um passeio à serra da Bocaina. Cruzei a cidade de Bananal, histórica e agradável, e segui pela SP 247, uma pequena estrada que leva ao alto da serra da Bocaina, a um local conhecido como Sertão da Bocaina. O trecho em serra, muito íngreme, é asfaltado, mas muito estreito.
Há trechos em terra, em pavimento autotravante, em rípio e há partes onde é difícil passar até de moto, exigindo que se ande em 1ª marcha.
A estrada é perigosa, porém bonita, a vista das montanhas é repousante e a vegetação e a temperatura no alto da serra parecem nos levar a algum pedacinho da Europa. Após me dar por satisfeito com o caminho percorrido, desci novamente até Bananal e almocei uma truta. Retornando a Rio Claro, na altura do povoado de Pouso Seco, havia um carro parado na estrada, na pista da direita; quando fui ultrapassá-lo, ele arrancou e entrou repentinamente à esquerda, sem sinalizar. Freei violentamente e a moto chegou a parar, mas o carro continuou entrando à esquerda, esbarrou na moto e derrubou-a em cima de mim. A queda da moto sobre a minha perna esquerda fraturou-a, e me vi caído no asfalto quente das 13:00 h com o pé fazendo um ângulo incomum com a perna e sem poder mover-me.
Moradores do local retiraram a moto de cima de mim, improvisaram um guarda-sol e pedaços de papelão para me proteger do forte sol e chamaram a ambulância do SAMU. A espera foi longa, cerca de 45 min deitado sob o sol à beira da estrada, e fui removido para a Santa Casa de Barra Mansa. Os exames de raios X confirmaram a extensão do que visualmente já se podia diagnosticar: fratura da tíbia e da fíbula, os dois ossos da perna. Aplicaram-me uma forte dose de um analgésico poderoso, imobilizaram minha perna e fiquei em uma maca
no corredor enquanto a equipe médica comandada por um médico jovem e competente tentava me transferir para outro hospital que atendesse pelo meu plano de saúde. Não cabem aqui os detalhes, mas só às 20:00 h saí de Barra Mansa, e foi de carro com minha irmã Daniela, que foi buscar-me e levou-me a Rio Claro. Passei mal e vomitei a viagem toda, provavelmente devido ao analgésico que recebera em Barra Mansa. Meu filho Willy saiu do Rio, também de carro, para buscar-me em Rio Claro. Nova viagem, desta vez até o Rio, vomitando e passando mal, devido a toda a situação e agravada pelas curvas da estrada, apesar do cuidado com que o Willy conduziu o carro. Fomos direto para um hospital no Rio de Janeiro, e somente às 3:00 h da madrugada do dia 30 de dezembro, uma segunda feira, cheguei ao hospital Tijutrauma, onde fui internado para aguardar a cirurgia, 14 horas após sofrer o acidente. Como o plano de saúde ainda não autorizou a compra da prótese metálica, este é o meu 3º dia internado aguardando a tal autorização para poder ser operado e receber a prótese. Passei o réveillon no hospital, apenas ouvindo o espoucar dos fogos ao longe na virada do ano, e aqui continuo até o momento, contanto com a inestimável ajuda e solidariedade de Marise, sem cuja ajuda seria muito mais difícil suportar essa espera angustiante. Tenho tomado medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, o que, ao menos, tem me poupado da dor física, uma vez que a fratura ainda não foi tratada. Os prognósticos mais otimistas dizem que poderei voltar à vida normal em 6 meses, se tudo der certo. Isto significa uma desaceleração para a qual não estava preparado, e terei de me reprogramar e readaptar. Graças a Deus nada além da perna foi afetado, e dentro de algum tempo voltarei às atividades. Esta experiência desagradável e o tempo no hospital estão me dando a oportunidade de reaproximação com amigos de infância e de verificar que ainda existe amizade e solidariedade. Agradeço a todas as manifestações e declarações de carinho e solidariedade que tenho recebido nesses momentos difíceis, e também a todas as orações pela minha recuperação e melhora. Até breve!

18 comentários:

  1. Guilherme, Já nos falamos via telefone, porem vai mais uma mensagem de pronto restabelecimento. Na proxima voce vai de Jeep comigo. Forte Abraço Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Guilherme,

    estimo melhoras , estarei rezando para a sua rápida recuperação.

    Abraço

    Fernando de Lima

    ResponderExcluir
  3. Prezado Guilherme, Felizmente apesar do ocorrido você está bem e isso é o que importa. Estou torçendo pela sua plena recuperação.
    Apesar de tudo te desejo um Feliz Ano Novo com muita paz e saúde.
    Um grande abraço. ROCHA - FASFFOR.

    ResponderExcluir
  4. Guilherme, fico sentido com o ocorrido e torçendo para uma rápida e saudável recuperação . Abraços, Augusto Affonso

    ResponderExcluir
  5. Caro Guilherme! Tenha uma ótima recuperação e que logo você possa estar aqui em Ponta Grossa saboreando um delicioso cordeiro. Abraços/Joel.

    ResponderExcluir
  6. Prezados amigos e ex-colegas de trabalho Ricardo, Fernando, Rocha, Augusto e Joel
    Agradeço as manifestações de carinho e solidariedade de vocês. Receber mensagens de pessoas especiais e amigas como vocês reforça a crença de que a amizade ainda existe. Obrigado a todos vocês.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Guilherme. Bom dia. Ficamos tristes com a notícia do acidente, mas ao mesmo tempo, ficamos contentes em saber que você está se recuperando bem. Desejamos que os seis meses de recupeação, passem bem rápido e que logo você esteja 100% na ativa novamente. Abraços, Jô e Marcelo.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Jô e Marcelo
    Eu não contava com esse contratempo, mas Deus às vezes escreve certo por linhas tortas. Eu estava cheio de planos de viagens para 2014, e terei que adiar e reprogramar tudo, mas o importante no momento é sair dessa. Estou há 6 dias internado em um hospital aguardando autorização do plano de saúde para a compra das próteses. Se a autorização acontecer hoje, serei operado amanhã.
    Obrigado pela mensagem e por continuarem viajando junto!
    Um grande abraço, até algum dia!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Guilherme. Nós também acreditamos muito nisso (Deus às vezes escreve certo por linhas tortas), porque pode ser que durante essas viagens planejadas para 2014, fosse acontecer algo mais grave, então Deus resolve ''forçar'' a você a dar uma paradinha, rsss.... Como diz um grande amigo nosso: no final, tudo dá certo! Tenha fé e melhoras.... Até algum dia.... Esperamos você nos visitar em Ourinhos, será sempre bem vindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero mesmo nos encontrarmos algum dia, melhor ainda se for de moto, na estrada! Minha cirurgia será somente em 6/1/2014, daqui a dois dias. Sigo aguardando internado no hospital. Acho que Deus quer me poupar de coisas piores!
      Até breve!

      Excluir
  10. Bom dia, Guilherme. Boa sorte na cirurgia. Vai dar tudo certo e em breve você estará recuperado. Mande notícias. Abraços, Jô e Marcelo.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jô!
    Fui operado ontem (6 de janeiro) e correu tudo bem. Agora tenho que ter paciência e aguardar a recuperação!
    Obrigado pelo carinho!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Guilherme. Que bom que deu tudo certo. estamos na torcida pela rápida recuperação e que Deus te dê bastante paciência e força, rssss.... abraços.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Guilherme, tudo bem com você? Quais as novidades? Está em casa se recuperando? Fisioterapia 3 vezes por semana? Na medida do possível, está tudo bem com você? Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Jô!
    Conforme vocês podem ver pelo blog, tive diversos outros problemas talvez até mais sérios do que a perna fraturada, mas, graças a Deus, estão sob controle. A recuperação da perna segue lenta, como era esperado. Devo iniciar a fisioterapia na próxima semana com 2 sessões por semana. Nesta primeira fase serão 10 sessões, para então eu passar por nova avaliação médica e iniciar as sessões já com carga. É tudo lento, há que ter muita paciência! Obrigado pelo interesse!

    ResponderExcluir
  15. Ola Guilherme!
    Estava fazendo uma pesquisa sobre a RJ159 no google e me deparei com seu blog. comecei a lê-lo sobre seus passeios pela região e ver as fotos e me deparei com o relato do seu acidente... cara que coisa pelo visto você esta se recuperando para continuar seus sonhos em cima de uma motocicleta os mesmo que compartilho. Deixo um grande abraço e fé que logo vai voltar a pilotar novamente. Até qualquer hora na estrada
    Marcos

    ResponderExcluir
  16. Olá, Marcos!
    Decorridos mais de 5 meses do acidente, ainda não estou 100% curado e pronto, mas já consigo andar sem as muletas, embora com alguma dor e mancando. Ainda não é possível voltar a pilotar uma moto, mas é uma questão de tempo.
    Conheço bem a região, caso você queira alguma informação, não hesite em falar comigo. Estou sempre percorrendo as RJ 155, 139, 145 e 149, bem como algumas estradas vicinais que ligam essas RJs à Dutra e fazem ligação entre elas.
    Obrigado pelo interesse!
    Guilherme Edel

    ResponderExcluir