sábado, 26 de janeiro de 2013

Estrada abandonada


Após o alargamento e pavimentação asfáltica de um antigo leito de ferrovia que unia a cidade de Piraí ao distrito de Passa Três, no ano 2.000, um trecho da antiga Rio-São Paulo no estado do Rio de Janeiro ficou totalmente abandonada, uma vez que todo o fluxo de veículos foi desviado e dirigido para a nova estrada, mais plana e mais curta. Este trecho liga o distrito de Passa Três à Via Dutra na altura da represa de Ribeirão das Lages, cerca de 8 km antes da descida da Serra das Araras em direção ao Rio.
A estrada foi muito utilizada até a abertura da Rio - Santos nos anos 70, quando era a única ligação rodoviária do Rio de Janeiro com Angra dos Reis. Utilizei-me muito dela para ir a Rio Claro, era o único caminho asfaltado. (foto abaixo: Passa Três)
Diferente da ferrovia transformada em estrada, que é totalmente plana e acompanha o rio Piraí, a estrada “antiga” atravessa alguns trechos bem fechados de mata atlântica e possui 2 serras, o que a torna agradável de ser percorrida, principalmente agora, quando não se cruza com qualquer veículo ao longo dos seus 20 km. Ainda existem às margens da estrada os antigos marcos de concreto dos anos 30 e 40 que indicam a quilometragem do local e as distâncias às próximas cidades. Há também uma nascente com uma bica na beira da estrada, onde as pessoas bebiam água (é limpíssima) ou abasteciam os radiadores dos carros, que insistiam em ferver ao longo das serras e curvas. Há fazendas em atividade e algumas fazendas abandonadas. O asfalto se consiste somente de remendos, um sobre o outro, mas o interessante é que não há buracos.
Hoje, ao fazer o trecho Rio Claro – Rio, estava com o horário folgado, e escolhi passar pelo referido trecho da RJ 139. Foi muito gostoso e relaxante percorrer com calma suas curvas, serras, matas e pastagens. Recomendo!

                                RJ 139 - antiga Rio São Paulo

                                           Nascente e bica

Marco



                                                                                   Fazenda abandonada
Represa Ribeirão das Lajes

                                          Chegando à Dutra


9 comentários:

  1. Adorei a dica! Estamos procurando um lugar com essas características para realizarmos filmagens e que fique próximo à cidade do Rj e essa estrada é perfeita! Por favor, me diga como posso chegar a ela vindo do RJ pela Dutra?

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, não me identifiquei. Me chamo Maurício. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Maurício
      A estrada é muito legal e acho que vai atender ao que você precisa. É um trecho da antiga Rio-São Paulo.
      Para acessar a partir da Dutra:
      Siga em direção a São Paulo; após subir a serra das Araras, faça o retorno na saída 237, onde há um posto Ipiranga (posto Nacional), e volte na Dutra em sentido contrário (sentido Rio). Mais ou menos 6 km após o retorno, na represa de Ribeirão das Lages, há uma saída em "Y" á direita, asfaltada, antes de uma ponte sobre a represa. Esta já é a estrada que você procura, creio que deve haver placas indicando "Rio Claro", "Passa Três" ou "Angra dos Reis".
      Siga até Passa Três, são 20 km de curvas e pequenas serras, justamente o trecho que fotografei. Totalmente deserta. Depois me diga o que achou.
      Para voltar ao Rio, há uma ligação entre Passa Três e a Dutra, são apenas 14 km de bom asfalto margeando o Rio Piraí, e você sairá de volta no Posto Nacional, no km 237.
      Boa sorte!

      Excluir
  3. valeu meu amigo, me recordo muito dessa estrada que ligava Angra dos Reis e o Rio de Janeiro, morava em Angra nos anos 60 ate 70, quando fizeram a Rio - Santos o movimento nessas estradas cairam bastante acabando ate mesmo com o comercio existia em Passa Tres.mais era muito bom, que saudades ainda este mes vou passar por ela para relembrar.é uma pena que o governo do estado não liga para essa estrada e incrementar investimentos e etc..., mais beleza valeu apenas entrar nesse assunto boa sorte a todos...

    ResponderExcluir
  4. valeu gostei dos comentarios dessa estrada que me tras muitas saudades.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. valeu gostei do assunto sobre a estrada

    ResponderExcluir
  6. A estrada está trafegável, não tem buracos (só remendos!), mas é bastante deserta. É difícil cruzar com algum carro entre Passa Três e a Dutra, mas é um passeio agradável.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma história curiosa dobre essa estrada, eu fui fazer um serviço em Bananal São Paulo prefeitura, o serviço terminou já era 1 da manhã e resolvemos voltar para rio naquele horário mesmo como não conhecia o caminho de volta, seguimos o GPS que fez a rota justamente pela rj139 hoje eu sei qual é por que fui pesquisar mais no dia não tinha nem ideia aonde eu estava e foi muito assustador vocês não tem ideia ! Visibilidade zero, estrada muito estreita nossa foi muito assustador mais graças a Deus deu tudo certo.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Maison!
    Por coincidência, passei ontem por essa estrada, justamente o trecho entre Passa Três e a Dutra, que não tem qualquer movimento. Recapearam alguns trechos, mas ainda há partes em que o mato invade a estrada.
    Vale o passeio, é uma estrada deliciosa, para ser percorrida sem pressa, em um dia de sol!

    ResponderExcluir