A primeira a ser visitada foi Almécegas I. Pega-se a estrada para o povoado de São Jorge, entra-se na fazenda São Bento e anda-se em uma terrível estrada de terra de 6 km, com subidas e descidas íngremes, muitas pedras soltas e areia fofa nos trechos planos. Havia 2 "mata-burros" no caminho com as aberturas no sentido longitudinal, um desafio e grande perigo para as motos.
E agora?
Após a estrada de terra, estacionei a moto e segui por uma trilha de alguns quilômetros, íngreme e pedregosa. Chega-se à cachoeira em seu topo, uma coisa maravilhosa, com grande altura e bom volume de água.
Desci por uma trilha ainda pior até a base da cachoeira, onde há um imenso e profundo poço. Tomei um banho delicioso naquela água gelada, nadei muito.
Almécegas I
Retornei pela mesma trilha até onde havia deixado a moto, e tomei o caminho da cachoeira Almécegas II. Estrada difícil, mas após estacionar a trilha era mais fácil que a primeira. Tirei algumas fotos mas não tomei banho. O poço da cachoeira é mais ensolarado, havia algumas pessoas aproveitando o sol e as águas limpas.
Voltei ao estacionamento, peguei a moto e fiz toda a estradinha de volta, com muito cuidado, até a entrada da fazenda São Bento. Ainda havia uma cachoeira a visitar, a São Bento, que é uma queda d'água pequena com um enorme poço ensolarado. Excelente para banho, e a trilha é de apenas 300 m em bom estado atravessando a fazenda, onde fui ameaçado por 6 gansos.
Retornei a Alto Paraíso para almoçar.
À tarde, tomei a estrada para São Jorge e andei 22 km, até o local chamado Jardim de Maytreia. Na verdade é um local de onde se tem uma bela vista de um trecho da chapada, com sua flora exuberante e morros ao fundo, um cenário de pintura ou cartão postal.
Jardim de Maytreia
Aliás, a estrada que liga Alto Paraíso a São Jorge é uma boa amostra do que é a Chapada dos Veadeiros, pois passa junto a morros, planícies e ondulações, mostrando o belo relevo e a intensa e variada flora da chapada. Nesta época do ano as quaresmeiras estão floridas, acrescentando um tom lilás à paisagem. Muito belo!
Na volta a Alto Paraíso mandei lavar a moto, pois estava toda grudada de óleo misturado com a poeira das estradas de terra por onde passei. Está pronta para o retorno!
Será necessário voltar, pois não conheci 10% das atrações do local. Há canions, águas termais, sertões e muitas outras coisas a serem vistas, além de algumas dezenas de rios, poços e cachoeiras. Talvez seja melhor ficar hospedado no povoado de São Jorge, pois a maioria das atrações que deixei de visitar ficam ao seu redor. Nesta viagem, procurei cobrir as atrações que ficam em torno da cidade de Alto Paraíso, e São Jorge fica a 37 km de Alto Paraíso, sendo que um trecho da estrada é de terra. Até que a Bandit se saiu muito bem nas estradas por onde andou, mesmo não tendo sido projetada para isto. É uma moto para asfalto bom, mas sua robustez e resistência mostram que ela pode se aventurar em locais que não são para ela, mas é preciso ter cuidado.
Voltarei com certeza!
lindas fotos amigo um grande abraço julio brother
ResponderExcluirÉ brother... Você vai ver as que iremos tirar em nossa próxima viagem, na Argentina!
ResponderExcluirForte abraço