segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Argentina e Chile 2019 - Patagônia e Carretera Austral - 1º dia


                                 Partida de Rio Claro - moto carregada
Foi muito difícil chegarmos a um consenso sobre o percurso a percorrer dentro do Brasil até Foz do Iguaçu. Por um erro meu, fizemos o seguro carta verde com validade a partir de 31 de janeiro, e só a partir daquela data poderíamos rodar legalmente dentro da Argentina. Como previmos a partida para 28 de janeiro (hoje), ficamos com folga para cobrir os cerca de 1600 km que separam o Rio de Janeiro de Foz do Iguaçu. E assim, partimos sem pressa... Cada qual de seu canto e por caminhos diferentes!
                                Registro
O 1º dia - Rio Claro a Registro (SP)
O que dizer de um percurso que já fiz inúmeras vezes? Foram 560 km de uma viagem tranqüila, marcada por estradas boas e muito calor. Na hora em que parti de Rio Claro, 8:15 h, a temperatura ainda estava amena, com o céu totalmente azul, sem uma nuvem sequer.
Percorri a Dutra até Taubaté, onde tomei a Carvalho Pinto; almocei em Itaquaquecetuba; ingressei no rodoanel, contornando São Paulo através de 91 km, e cheguei à Régis Bittencourt. A rodovia não estava muito cheia, o que me permitiu andar bem e sem sustos. Após descer a Serra do Cafezal, finalmente com sua duplicação concluída, o calor ficou infernal. A temperatura à sombra era de 39 ºC, e eu viajava sob um sol implacável! Após uma parada para abastecer e tomar 2 copos de suco de uvas no Fazendeiro, segui até Registro, onde cheguei às 16:30 h e me hospedei. O calor estava demais, e como tenho 3 dias para fazer o percurso até Foz do Iguaçu, considerei o trecho percorrido hoje de bom tamanho.
                                                  Café em Aparecida


                                Hotel em Registro

O Allan seguiu por outro caminho e pernoitará em Londrina; Ricardo sairá de casa amanhã, devendo encontrar-me no Graal Buenos Aires, próximo a Registro.
E assim encerra-se o primeiro dia de uma viagem que promete ser longa e complicada, devido à dificuldade de conciliar interesses e expectativas de 3 pessoas com experiências e percepções diferentes de uma expedição (não gosto muito deste nome!) aventureira como esta. Os dias que virão dirão! Por hora, estou no meu ritmo, fazendo as coisas da forma que costumo fazer, e que por acaso sempre deram certo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário