segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Passeio completo!

Não desisto facilmente das coisas que desejo. Dormi inconformado com o fato de não haver conseguido terminar o passeio de Rio Claro a Passa Três através de uma antiga estrada de terra (ver postagem de ontem, 31 de janeiro de 2016).
Hoje, dia seguinte ao passeio interrompido por uma porteira trancada, levantei cedo, dei uma olhada no “Maps”, peguei a XT 660R e voltei ao local. Descobri que a estrada principal contorna a fazenda onde há a porteira trancada.
                                          RJ-149


                                             Início da estrada de terra        

Percorri  os 15 km no asfalto da RJ-149 e cheguei ao início da estrada de terra que conduz a Passa Três, ingressando nela. Depois de 2 km há uma bifurcação. A impressão é que estamos entrando em uma estrada secundária ou sem saída, mas este é o caminho correto. O estado da estrada não é bom, mas é possível percorrê-la com um carro comum mais alto ou de moto. Há muitas erosões, desmoronamentos, atoleiros, valas e trilhos de roda, o que exige muito cuidado, principalmente sozinho e com uma moto pesada como a XT. Há no trajeto uma ponte cuja cabeceira está desmoronando, mais algumas chuvas fortes e a passagem será impossível, a menos que haja alguma intervenção urgente.
Este passeio valeu o dia, foi espetacular. Passei por rios, cachoeiras, matas, muitos morros e contornei parte da represa de Ribeirão das Lajes, em uma solidão aprazível! Há uma serra no caminho, também belíssima, onde não é possível cruzar 2 carros. Não cruzei com nenhum carro durante todo o percurso, apenas com uma moto, já na chegada a Passa Três.
                                 Deixando a boiada passar

                                Um dos muitos córregos às margens da estrada

                                          Entre morros, vales e rios


O caminho é todo ladeado por fazendas e muito gado. Apenas próximo à chegada em Passa Três a estrada fica mais plana, em todo o restante do trecho são muitas curvas e um sobe-e-desce constante.

                                          Nem sempre a estrada é boa...



                                  Muito gado ao longo da estrada

Foram exatos 20 km na estrada de terra até Passa Três, de lá mais 20 km de asfalto e curvas até Rio Claro. Um total de 55 km e 2 horas de puro prazer! Um ótimo passeio para levar amigos mais aventureiros que me visitam em Rio Claro! Altamente recomendável!
                                           Uma ponte de concreto no meio do nada!

                                 Córrego cruzando a estrada


Nenhum comentário:

Postar um comentário