terça-feira, 8 de novembro de 2011

Nova viagem à vista!

Estou planejando uma viagem de 8.000 km com duração de 20 dias, para conhecer as belezas e paisagens rústicas dos altiplanos bolivianos.
Sairei do Rio de Janeiro com destino a Foz do Iguaçu, onde se encerra a 1ª etapa da viagem,  dentro do Brasil.
Entrarei na Argentina por Foz e seguirei pela ruta 12 até Resistência. A partir daí cruzarei o Chaco pela ruta 16 até Salta, e de lá para San Salvador de Jujuy. A partir de Jujuy, pela ruta 9 atravessarei toda a Quebrada de Humahuaca com sua beleza agreste e montanhas multicoloridas, chegando a La Quiaca, na fronteira com a Bolívia, onde termina a 2ª etapa, que é a travessia da Argentina.
A 3ª etapa da viagem é bem dura e exigirá muito de mim: após cruzar a fronteira com a Bolívia, a partir de Villazón seguirei por uma estrada de terra em péssimas condições até Uyuni, onde se inicia o salar de mesmo nome. Cabe ressaltar que as altitudes serão em torno de 4.000 msnm, o que torna o trecho muito frio e perigoso. De Uyuni irei a Potosi por estrada também sem pavimento e a grandes altitudes. Potosi é a cidade mais alta do mundo, onde no inverno as temperaturas são em torno de 25 °C negativos! De Potosi irei a Sucre e de Sucre a Santa Cruz de la Sierra.  A partir de Santa Cruz o calor é infernal, e passarei por San Jose de Chiquitos e Roboré até alcançar a fronteira com o Brasil em Puerto Suárez/Corumbá.
 A 4ª e última etapa será percorrer os 1.900 km que separam Corumbá do Rio de Janeiro, passando por Campo Grande, Três Lagoas, Lins, Bauru e São Paulo.
Não dá para ir de Bandit devido aos trechos radicais em serra sem pavimento (e sem pontes) dentro da Bolívia. Pretendo ir de Falcon, que apesar de pouco potente é mais adequada aos trechos ruins. Difícil será cruzar mais de 7.000 km de asfalto em velocidades baixas, em torno de 100/110 km/h, que é a velocidade de cruzeiro dela. Devagar e sempre! Já troquei o pneu traseiro e vou deixá-la em ponto de bala para a longa jornada. Afinal, se já fui até Machu Pichu com ela, levando ainda meu sobrinho Gabriel na garupa, creio que resistirei! Mandarei notícias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário