quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alto Paraíso!

Às 8:00 h já estava entrando com moto e bagagem na estrada BR 040 em direção a Brasília. Logo após Três Marias, a estrada cruza o rio São Francisco, e não pude deixar de parar para tirar algumas fotos.

Segui sempre em velocidade superior a 140 km/h, a estrada permitia e a moto pedia!
Almocei em Cristalina e 120 km adiante cruzei Brasília, uma travessia lenta, com trânsito intenso e velocidade controlada. Foram 83 km dentro do Distrito Federal com velocidade máxima de 80 km/h, difícil agüentar!

A estrada que leva a Alto Paraíso (GO 118) começa na BR 020, ligação entre Brasília e Fortaleza. O trecho inicial da GO 118 apresenta asfalto em péssimas condições, que melhora adiante. Há muitas obras e desvios, o que atrasa a viagem. Ainda assim, nos trechos bons andei a 160 km, chegando até a 210 km/h por curtos períodos, em ultrapassagens ou aproveitando o bom estado do asfalto. Apesar do pouco trânsito, predominam os caminhões. Os automóveis não chegam a 10 % do volume de veículos na GO 118. Há caminhões circulando a 120 km/h ou mais, devido à falta de fiscalização.


Às 17:00 h cheguei em Alto Paraíso, localizada na Chapada dos Veadeiros, após rodar 691 km.
Estacionei a moto, dei um giro para reconhecimento a pé e hospedei-me em uma pousada simples, porém agradável e confortável, por R$ 50,00 a diária, com direito a café da manhã e garagem.
Após tomar um banho, dei uma volta a pé pela cidade, aproveitando os últimos raios de sol, assistindo ao sol se pondo atrás dos morros da chapada enquanto caminhava.

                                           Alto Paraíso ao anoitecer

A cidade é incrível, e muito agradável. Cheia de esotéricos e bichos-grilo, uma espécie de São Tomé das Letras melhorada. As atrações nas redondezas são muitas, seriam necessários mais de 10 dias para conhecer as coisas principais, sem repetir. Há inúmeras cachoeiras, canions, vales, morros, rios, trilhas e muito mais. Amanhã começarei a visitá-las.
À noite, esfria bastante no cerrado, é comum por aqui temperaturas de 5 ºC nos meses de junho, julho e agosto. Espero que todo esse frio não chegue durante a minha estada!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Nova viagem: Alto Paraíso de Goiás

Ontem, de repente, decidi pegar a moto e cair na estrada. Cancelei alguns compromissos, separei algumas roupas, arrumei minha mala e hoje pela manhã saí de Bandit com destino a Alto Paraíso de Goiás e à Chapada dos Veadeiros, sem qualquer planejamento.
Parti às 7:30 h, com tempo bom e temperatura agradável. O caminho até Brasília é a BR 040. Até Belo Horizonte, mantive velocidade de 120 km/h. Foi tranquilo, exceto a travessia de BH pelo anel rodoviário, sempre sobrecarregado de veículos pesados e com velocidade controlada em 70 km/h.
Após Belo Horizonte aumentei a velocidade para 140 km/h, chegando a andar em alguns trechos a 160 km/h. A estrada não estava cheia, mas o tráfego é predominantemente de caminhões. É raro cruzar com automóveis.
Rodei até 3 Marias, uma cidade no cerrado, localizada às margens da represa de mesmo nome. Como já eram 17:00h e logo escureceria, resolvi pernoitar por aqui. Acomodei-me no hotel Hebron e fui dar um passeio a pé pelo centro e conversar com os locais. A cidade é turística e muito interessante: muitos hotéis e restaurantes, há cachoeiras e praias de água doce. Também se pratica bastante a pesca esportiva. Vale um passeio algum dia para passar um fim de semana.
Eu já estava sentindo falta de acelerar uma moto na estrada. E a Bandit se presta bem para isso...
Rodei 706 km de casa até Três Marias.