Mais um feriadão, de 13 a 15 de novembro. Foi programada uma viagem a Andradas - MG, com o principal objetivo de visitar duas vinícolas, a Guaspari e a Casa Geraldo. Só conseguimos agendar visita na Casa Geraldo; para visitar e degustar na Guaspari era necessário o agendamento com 6 meses de antecedência. Vale ressaltar que havia 2 enólogos no grupo, o Talhadeira (que planejou a viagem) e o Fabinho.
Andradas é bem longe do Rio e de Rio Claro, são 8 horas de viagem, pois há 2 serras e uma estrada muito sinuosa, fora um trecho de cerca de 200 km a partir do Rio pela via Dutra.
Primeiro dia - sábado - 13 novembro 2021
Marcamos como ponto de encontro o Graal Embaixador, na altura de Resende, onde todo o grupo se reuniu para seguir viagem: Talhadeira e Patrícia (Tiger 900), Fabinho (RE Interceptor 650), Cassiano e Rachel (HD), Sylvio (Boulevard 800) e eu (Tiger 1200). Tomamos café e pegamos a estrada. Foi uma viagem agradável, tranquila e muito bonita, devido à região montanhosa que atravessamos. Chegamos ao nosso destino por volta das 16 h.
Pronto para a partida Almoço na estrada, próximo a Itajubá Subida da bela serra da Mantiqueira Parada na serra para apreciar a vistaÀ noite nos reunimos no restaurante do hotel, situado na cobertura, para tomar drinques e comer petiscos.
Pina colada
Segundo dia - domingo - 14 novembro 2021
Este dia foi dedicado a conhecer a vinícola Casa Geraldo, que produz vinhos finos. Fomos todos de moto, em um dia ensolarado.
Após uma pequena explanação sobre as origens e objetivos da vinícola (regado a espumante), partimos para a visita aos vinhedos, onda havia paradas estratégicas ao ar livre para degustar diferentes vinhos produzidos a partir das uvas cultivadas no local, com explicações técnicas sobre o cultivo, a colheita e as características de cada vinho produzido e oferecido.
Breve apresentação sobre a Casa Geraldo Degustando nos vinhedos
Após os vinhedos, conhecemos a parte da produção, em instalações modernas e limpíssimas, sempre degustando os melhores vinhos da casa. Visitamos também a área de estocagem e as caves, onde também nos foram servidos mais vinhos. Ao final da visita, cada pessoa havia bebido o equivalente a uma garrafa de vinho, somando tudo o que foi oferecido ao longo do tour.
Sylvio com nosso guia (Luciano) Adentrando a cave
Depois de toda a visita, fomos para um almoço harmonizado com os melhores vinhos produzidos; o almoço constava de uma entrada, três pratos e sobremesa, cada um deles harmonizado com o vinho adequado. A comida era maravilhosa, uma alta gastronomia preparada com esmero e toques da culinária francesa.
Almoço harmonizado
Após toda essa maratona de visitas, vinhos e gastronomia, pegamos as motos para retornar ao hotel. Talhadeira/Patrícia, Cassiano/Rachel e Fabinho foram até a vinícola Guaspari (situada em uma cidade vizinha) tomar mais vinho e comprar alguns rótulos, enquanto eu e Sylvio voltamos para o hotel e ficamos em Andradas, onde dei um giro a pé para explorar a cidade. À noite, saímos para comer pizzas na praça principal da cidade.
Igreja de Andradas
Terceiro dia - segunda feira, feriado - 15 novembro 2021
Hora de voltar. Encaramos a longa, porém agradável viagem de retorno. Almoçamos no alto da serra da Mantiqueira, na divisa SP/MG e fizemos uma parada na Dutra apenas para abastecimento, já no estado do RJ. Em Barra Mansa saí da Dutra e entrei na RJ-155 para Rio Claro e eles seguiram direto para o Rio. Chegamos às nossas casas praticamente à mesma hora, em torno das 17 h.
Parada para comprar pés-de-moleque em Piranguinho
Almoço na serra da Mantiqueira Cães no restaurante: aguardando que lhes dêem algo! Falta de gasolina na estrada!
Foi uma viagem prazerosa e um ótimo fds, que pretendemos repetir brevemente!