domingo, 10 de agosto de 2014

Ilha de Paquetá

                                 Pedalando pela orla de Paquetá

O sábado, 9 de agosto de 2014, amanheceu totalmente encoberto e chuvoso, mas ainda assim resolvi substituir a moto por um barco e uma bicicleta, e me mandei rumo à ilha de Paquetá, um recanto bucólico e seguro situado no meio da Baía de Guanabara, a 1 hora de barco a partir do centro do Rio. Lá, não circulam automóveis, o transporte é feito a pé, de bicicleta (preferencialmente) ou charrete e as ruas não são calçadas, apenas recebem um recobrimento com saibro. É sempre um passeio muito agradável ir a Paquetá, mesmo com tempo ruim. Pedalei bastante, almocei por lá e retornei à tarde.
Apesar do mau tempo, que prejudica muito as imagens fotográficas, não poderia deixar de registrar em algumas fotos mais esta minha passagem pela "ilha doas amores". Muitas vezes a beleza, a calma e a paz estão em nosso quintal e nem notamos!
                                          Pedra dos namorados

                                         Ilha de Brocoió vista da praia da Moreninha

                                       Capela de São Roque 

                                           Um baobá

sábado, 2 de agosto de 2014

Várzea (Rio Claro - RJ)

A alguns quilômetros de Rio Claro - RJ, existe a localidade chamada  Várzea. Não é bem um povoado, mas um local onde só existem fazendas. O acesso é através de uma estrada de terra que mais se assemelha a uma trilha, na qual há poucos locais onde 2 veículos podem se cruzar, na maior parte do percurso a largura da estrada só comporta 1 veículo. Esta estrada de terra se inicia no km 11 da RJ 149 (Rio Claro-Mangaratiba) e segue subindo e descendo pequenos morros até chegar à Várzea propriamente dita, onde há uma fazenda de gado e um rio de águas cristalinas e não poluídas. No caminho passa-se por algumas outras fazendas.
                                           Estrada para Várzea

                                Várzea 

                                Rio da Várzea

Como ainda está difícil pilotar uma moto, principalmente em trilhas, fui com o meu valente Fuscão 1500, que encara qualquer desafio, e passa onde somente os 4x4 conseguem passar. O local é totalmente despovoado, emoldurado por altas montanhas e muito verde.
Caso se siga em frente pela pequena estrada, consegue-se chegar ao distrito de Lídice, mas é um longo e difícil caminho. Eu mesmo o percorri há alguns anos a bordo de um Land Rover Defender 110 e houve alguns trechos bastante difíceis, mesmo para um veículo como o Defender. Estando de fusca, retornei quando o caminho começou a se tornar pedregoso e irregular demais, ainda mais que meu objetivo era tão somente chegar à Várzea. As fotos ilustram o local e o caminho. É um bom passeio fazer o percurso entre Rio Claro e Lídice através da Várzea, de moto ou em um 4x4. Eventualmente, um fusca também consegue percorrer o trecho!